Novo produto amazonense incentiva cultivo de horta caseira

Se você optou por levar uma vida mais saudável e quer cultivar sua própria horta em casa, mas não tem tempo devido à correria da sociedade pós-moderna a “Varanda Verde” pode ser a solução para seus problemas. O produto desenvolvido por empreendedores do Amazonas, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), espera inspirar, introduzir e incentivar as pessoas ao cultivo doméstico orgânico, combinando natureza, praticidade, design e sustentabilidade.

A solução para cultivo é um suporte para hortas dotado de um sistema de auto irrigação com manual de cultivo que permitirá experiências de produção de ervas e hortaliças e a reconexão com os ritmos da natureza mesmo em espaços reduzidos e urbanos. Mais saúde, ecologia e qualidade de vida. 

A empreendedora Themis Lima disse o projeto pretende fazer com que as pessoas tenham o prazer de colher na sua varanda um produto orgânico e longe de agrotóxicos. 

“Existem vários tipos de clientes alguns querem para fins medicinais, outros para o cultivo de hortaliças e temperos. Por ele ter esse sistema de irrigação você não precisa ficar todo dia molhando. As pessoas querem ter uma horta dentro de casa, mas muitas vezes não conseguem fazer essa manutenção devido à falta de tempo. Por isso, a irrigação dura em média 15 dias, ou seja, a cada período é preciso colocar água”, conta Themis. 

Design é destaque – O produto que chama atenção pelo design é confeccionado a partir de palete e devido ao seu tamanho pode ser colocado dentro de casas e até apartamentos. Além do apelo sustentável, outra bandeira levantada pela empresa que desenvolveu o produto é o de oferecer mais qualidade de vida às pessoas por meio de uma alimentação mais saudável. 

“Nós optamos por trabalhar com o palete, pois é um material que oferece muita praticidade e economia, além de ser sustentável. A ferramenta contribui para a economia de água. Com o Varanda Verde a pessoa produz e colhe o que deseja comer na  alimentação a tornando mais saudável”, informou. 

Sinapse da Inovação – O produto é um dos 28 projetos aprovados no âmbito do Programa Sinapse da Inovação fruto da parceria firmada entre o Governo do Amazonas, via Fapeam, com a Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, além de fortalecer o empreendedorismo o cenário inovador e econômico no Amazonas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta