Movimento Ficha Verde apresenta carta de compromisso a David e Amazonino, sobre sustentabilidade

Quais são as propostas do seu candidato às eleições municipais deste ano para promover o desenvolvimento sustentável da cidade? Pensando na urgência em se discutir efetivamente ações de proteção ao meio ambiente e qualidade de vida da população, o Movimento Ficha Verde (MoFV) apresentou uma carta de compromisso para os postulantes à Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante) e Amazonino Mendes (Podemos), que disputam o segundo turno neste domingo (29). O documento ainda não foi assinado pelos candidatos.

O objetivo é garantir a inclusão da sustentabilidade como premissa fundamental no planejamento urbano e nas políticas públicas municipais. Para isso, o documento reúne propostas relacionadas à agenda socioambiental, elaboradas de forma colaborativa pelos participantes do MoFV, que é formado por pessoas ligadas a instituições de pesquisa, organizações não-governamentais, movimentos sociais, movimentos urbanos, povos indígenas, agentes de políticas públicas e indivíduos independentes. Todos os membros são voluntários.

Ao aderirem ao documento, os candidatos assumem a responsabilidade de colocar em prática as iniciativas e políticas públicas assinaladas, caso eleitos. Dessa forma, a população pode se envolver e conhecer os compromissos assumidos pelos postulantes à Prefeitura de Manaus, além de acompanhar a concretização das propostas durante o mandato.

Entre os eixos abordados na carta, estão o investimento na criação e ampliação de áreas verdes urbanas e corredores ecológicos, a despoluição e revitalização de igarapés, desenvolvimento de um programa de incentivo à agricultura agroecológica, ampliação da oferta de serviços de saneamento básico, criação de um programa de gestão de resíduos sólidos, fortalecimento de programas de educação ambiental e a promoção de avanços na área de mobilidade urbana.

Também fazem parte do documento propostas de implementação da Área de Proteção Ambiental (APA) em prol da conservação do primata símbolo de Manaus, Sauim-de-Coleira, além da demarcação por decreto municipal de Áreas de Preservação Permanente (APPs) de ocorrência da espécie, conforme determinado pelo Código Ambiental do Município de Manaus.

Ficha Verde

O MoFV é um movimento suprapartidário, aberto e colaborativo que tem como objetivo promover o protagonismo da sociedade civil na agenda socioambiental. Nascido no Amazonas, tem como foco discutir, propor e monitorar ações na área ambiental no estado do Amazonas e na Amazônia.

O movimento atua influenciando governos, empresas e cidadãos por mais responsabilidade socioambiental, com objetivo de alcançar melhorias na conservação da natureza e na qualidade de vida da sociedade. Para saber mais ou participar do movimento, basta acessar: www.fichaverde.org.br.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta