Morre, aos 76 anos, o ex-deputado Luiz Fernando Nicolau, pai de Ricardo Nicolau e fundador do Grupo Samel

Morreu hoje, no hospital Samel, onde estava internado, o médico, ex-deputado estadual e ex-deputado federal Luiz Fernando Sarmento Nicolau, aos 76 anos. Ele é pai do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), que acabou de disputar a eleição para prefeito de Manaus, e do vereador Hiram Nicolau (PSD). Também foi fundador do grupo Samel, há 40 anos, a partir do Hospital d0s Acidentados, que ele mesmo havia criado.

Filho de Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, Nicolau formou-se em 1973 e, depois de uma pós-graduação em administração hospitalar, cursada dois anos depois no Instituto São Camilo, em São Paulo, decidiu fundar, em 1976, o Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados, instalado inicialmente em um prédio histórico e acanhado da avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus. Aquele foi o embrião da Samel, hoje a maior rede de assistência hospitalar do Amazonas.

Mas Nicolau também construiu uma longa carreira política, que começou em 1986, elegendo-se deputado estadual pelo PMDB. Foi vice-presidente da Assembléia Estadual Constituinte, entre 1987 e 1988, e presidente em 1988. Neste último ano, licenciou-se do Legislativo para ocupar a Secretaria de Saúde, no governo de Amazonino Mendes (1987-1990). Em 1989, deixou a secretaria e reassumiu seu mandato de deputado.

Nas eleições de outubro de 1990, reelegeu-se deputado estadual e quatro anos mais tarde foi o segundo mais votado para deputado federal, obtendo 68.614 votos (àquela altura uma votação consagradora). Reelegeu-se para mais um mandato, em 1998. Dois anos depois, lançaria a candidatura do filho Ricardo a vereador em Manaus, com sucesso.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta