Morre, aos 74, Wanderli Tadei, um dos maiores especialistas em malária e dengue do mundo

Morreu hoje em São José do Rio Preto (SP) o pesquisador titular e coordenador do Laboratório de Malária e Dengue do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Wanderli Pedro Tadei, aos 74 anos. Era um dos maiores especialistas em doenças tropicais do mundo.

Licenciado em História Natural pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1971), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1977), ele era pesquisador titular III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, atuando nos Cursos de Pós-Graduação de Entomologia e Genética do INPA, Biotecnologia da UEA/UFAM e Bionorte.

Participou de projetos de pesquisa interinstitucionais nacionais e internacionais, o mais recente VAIKUTUS (objetivando a cooperação e troca de conhecimentos e a criação de uma rede intercontinental na área de nanocompósitos inorgano-bioorganicos híbridos para fins biomédicas e aplicação na engenharia).

Era um dos mais experientes na área de Entomologia Médica, com ênfase aos estudos de vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Malária e Dengue, Bioecologia de Anofelinos e de Aedes aegypti, Controle Químico e Biológico, Nanocompósitos e Biotecnologia.

“Meu profundo sentimento de pesar à família, amigos e colegas de trabalho de Wanderli, que deu grande contribuição em ações e pesquisas da área de entomologia e controle de endemias em todo o Amazonas. Que Deus conforte a todos neste momento difícil”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), em nota de pesar em nome da cidade que abrigava o pesquisador há pelo menos quatro décadas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta