Morre, aos 61, a procuradora Ana Aleixo, ex-presidente do IPEM e do IPAAM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Morreu nas primeiras horas da madrugada de hoje, na clínica Check-Up, a procuradora aposentada da Universidade do Estado do Amazonas Ana Eunice Aleixo, aos 61 anos. Ele lutava contra um câncer há cerca de dois anos. Filha da ex-vereadora Otalina Aleixo, que faleceu no ano passado, e do advogado e ex-deputado Raimundo Aleixo, a advogada foi presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM) e do Instituto de Proteção Ambiental (IPAAM).

Aleixo cursou graduação em Direito e especialização em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Tinha ainda pós-graduação no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam-RJ) e mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia pelo Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Ufam.

A advogada foi militante do antigo Partido Comunista Brasileiro na juventude. Depois, passou a integrar os quadros do Partido Popular Socialista, o PPS, sucessor do “Partidão”. Indicada por este, assumiu a direção do IPEM, na administração do ex-governador e atual senador Eduardo Braga (MDB), que na época era seu correligionário. Permaneceu na função até 2011, na gestão Omar Aziz (PSD), quando foi substituída pelo atual dirigente do órgão, Marcio André.

Muito amiga da ex-primeira dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, ela assumiu a direção do IPAAM em 2015, já na administração de José Melo (PROS). Fiel às amizades, saiu da função assim que ele foi cassado, em 2017. Mesmo assim, durante o tempo em que passou ali colaborou no processo de implementação da politica estadual de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais.

O velório de Ana Aleixo foi curto e ocorreu na Funerária Canaã, na rua Major Gabriel, como mandam as regras destes tempos de pandemia.O corpo foi sepultado às 11h no cemitério São João Baptista.

O governador Wilson Lima (PSC) se solidarizou com familiares e amigos e disse esperar que encontrem o conforto para sua dolorosa perda.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 2 comentários

  1. Daniel Melo

    Foi minha colega de Partido no PSDB sempre me tratou com carinho!

  2. SHEILA ALESSANDRA SANTOS COSTA

    Que nosso pai celestial conforte o coração de tds seus familiares nesse momento!
    Meus sentimentos

Deixe uma resposta