Ministro da Saúde assina portarias em Manaus para reforçar atenção primária em municípios

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve hoje na Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Dr. Antônio Levino, que está ancorada na comunidade Bela Vista do Jaraqui, na zona rural de Manaus, e assinou portarias ministeriais que reforçam a Atenção Primária à Saúde em municípios do Amazonas. Ele ainda visita o hospital Delphina Aziz.

As portarias assinadas hoje garantem fomento à Política Nacional de Saúde dos Adolescentes; de custeio da UBSF dos municípios de Caapiranga, Ipiranga e Manicoré; e de investimento na Estratégia de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR) de Manicoré e Tabatinga. A partir dessa iniciativa, municípios do estado receberão novas unidades de saúde, equipes e estrutura para reforçar a atenção primária.

O secretário de Saúde do Estado, Anoar Samad, ressaltou a importância dessas três portarias para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) no Amazonas e agradeceu o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, pelo envio contínuo de doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo o médico, desde que iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19, não faltou vacina no estado.

“Todo o Estado do Amazonas quer agradecer muito por jamais ter deixado faltar vacina. Temos lutado diurtunamente. O Governo do Amazonas tem realizado mutirões de vacinação para aumentar a cobertura vacinal no estado, e estamos trabalhando para melhorar a saúde do povo amazonense”, declarou o secretário e médico durante a solenidade de assinatura das portarias.

O secretário Executivo de Assistência da Capital, Jani Kenta Iwata; a secretária executiva Adjunta de Políticas de Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud; o prefeito de Manaus, David Almeida; e a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe participaram da agenda com o Ministro da Saúde. A comitiva ministerial é formada também pelos secretários de atenção primária, Rafael Câmara, e de vigilância sanitária em saúde, Arnaldo Medeiros. 

Visita ao Hospital Delphina Aziz

Na tarde deste sábado, a comitiva participará de uma visita técnica ao Hospital Delphina Aziz, unidade de referência no tratamento de Covid-19 no estado, e de uma apresentação do avanço da vacinação e das ações de enfrentamento ao novo coronavírus no Amazonas. Em todo o estado, 3.488.593 doses de vacina foram aplicadas até sexta-feira (10/09), sendo 2.394.549 de primeira dose, 1.047.787 de segunda dose e 46.257 de dose única.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta