Ministério da Economia classifica Amazonprev como melhor do país

A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia acaba de classificar a Fundação Amazonprev como o melhor Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do País, atribuindo à instituição do Amazonas o conceito A: o mais alto nível entre os 2.123 regimes brasileiros.

O ranking consta no Indicador de Situação Previdenciária (ISP 2019), publicado nesta quinta-feira (09/07) pelo órgão federal. É a primeira vez que a Amazonprev alcança a nota máxima na avaliação previdenciária nacional. Em 2018, obteve o conceito C e, no ano seguinte, B.

Esse indicador é uma ferramenta de gestão previdenciária dos RPPS, instituída em setembro de 2017 pela Portaria SPREV nº 10/2017, para  conferir  visibilidade aos sistemas de previdência dos servidores públicos e fornecer critérios mais objetivos de comparação entre os entes e maior controle social da situação de cada Regime.

Na avaliação do presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib, a instituição alcança o conceito A em razão de sua cultura de gestão, que inclui o cumprimento das normas e legislações, tanto federal como estadual; planejamento estratégico, baseado em seus valores e políticas internas; e comprometimento da alta direção em cumprir os procedimentos protocolares exigidos pelos indicadores previdenciários.

“Superamos todos os critérios exigidos, como conformidades, equilíbrio e transparência, tornando-nos, assim, o melhor regime previdenciário brasileiro. Isso é fruto do trabalho incansável dos nossos servidores na busca pela excelência na oferta de serviços aos nossos aposentados e pensionistas”, reitera Zogahib.

Conforme a Secretaria de Previdência, o indicador também consolida o ISP-RPPS como instrumento que permite aos segurados e à sociedade acompanharem a situação de cada Regime Próprio, bem como possibilita que seus gestores adotem medidas gerenciais buscando alcançar melhores resultados.

Certificações

O Indicador de Situação Previdenciária levou em consideração, como critério classificatório, dados relativos à melhoria e boas práticas de gestão da Amazonprev. Certificações, como o Pró-Gestão, obtido em 2019, e recertificação da Norma ISO-9001, contribuíram para a obtenção do conceito A.

Trajetória

Em 2019, a Fundação Amazonprev recebeu dois prêmios nacionais como melhor instituto de previdência do País, entre os estados da federação: um pela Associação Brasileira de Instituições Previdenciárias Estaduais e Municipais (Abipem), em junho e outro pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), em setembro.

Em novembro do ano passado, a instituição obteve o selo de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprio de Previdência Social (Pró-Gestão), que mede a capacidade de gestão e modernização de sistemas previdenciários e estabelece, a partir de análise criteriosa, um ranking nacional. O Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ) auditou a Amazonprev.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta