Mesmo com Magalhães “acampado” no TRE, Adailzinho consegue a liberação para ser candidato em Coari

Não adiantou nada o “acampamento” que o prefeito Raimundo Magalhães e o ex-prefeito Rodrigo Costa montaram no Tribunal Regional Eleitoral, em Manaus, nos últimos dias. O juiz Felipe Thury entendeu diferente do magistrado de Coari e autorizou Adail Pinheiro Filho a seguir com sua candidatura, por considerar que as penas impostas ao pai dele, Adail Pinheiro, não podem ser imputadas a outra pessoa, mesmo se for um parente.

Na sentença que prolatou, tratada como peça folclórica no meio jurídico, o juiz eleitoral da 8ª Zona Eleitoral, Fábio Lopes Alfaia, indeferiu os pedidos de registro de candidatura de Adail e de sua irmã Mayara, que completa a chapa., atendendo a uma notícia de inelegibilidade apresentada pelo eleitor Oscar Jozino da Costa, alegando que o pedido de candidatura de ambos deveria ser indeferido por conta da inelegibilidade do pai, Adail, que teve seu mandato, que iria até o fim deste ano, cassado em dezembro de 2014.

Em sua decisão, o juiz citou o artigo 14 da Constituição Federal, que diz que “são inelegíveis, no território da jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição”. Não era o caso. Adail está há mais de seis meses fora do cargo.

De acordo com o juiz, o artigo visava “buscar o veto constitucional à existência de “dinastias familiares” que se alternem em mandatos dentro de uma mesma unidade político-territorial, mas nunca permitem a efetiva alternância do poder político, valendo-se do uso da máquina pública e de ‘mandonismo’”. Foi este o motivo da risadaria geral.

Adail é favoritaço a vencer a eleição. Tem pelo menos 60% em todos os levantamentos feitos até aqui. Por isso Magalhães, que faz uma administração prá lá de rejeitada, trocou a campanha pelo acampamento manauara. Não deu certo.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta