Melo leva nova proposta sobre BR-319 a Temer e recebe um “talvez”

O governador José Melo esteve no Palácio do Planalto hoje acompanhado pelo aliado, senador Omar Aziz, e por quatro deputados da bancada. Foi tentar convencer o chefe da Nação e bancar a pavimentação da BR-319, numa época em que as obras estão quase todas paradas, por conta da crise econômica.

Uma ausência sentida na comitiva foi a do deputado Alfredo Nascimento. Este sabe muito bem que o lobby ambientalista internacional impede, e sempre impedirá, a obra. Como ministro dos Transportes dos Governos Lula e Dilma, ele tentou, em vão, pavimentar a BR-319, fez disso a sua principal bandeira e acabou caindo em desgraça.

A proposta que Melo levou a Temer é a mesma que o então governador Eduardo Braga tentou emplacar com Lula: o “envelopamento” da via, com a construção de gradil nos 400 quilômetros do chamado “trecho do meio” da estrada, a construção de passagens aéreas e subterrâneas para os animais da região, o monitoramento eletrônico, a presença do Exército para a segurança e preservação, e a criação de projetos socioeconômicos para as mais de 600 famílias que vivem ao longo da BR-319.

“Do jeito que ela foi aprovada, a BR–319 não tem mais nenhum entrave. O que temos que fazer agora é cumprir dois dispositivos da lei, uma audiência pública com as pessoas que moram no entorno e também resolver a questão dos sete povos indígenas, que estão bem distantes da estrada. Feito isso, não haverá nenhum obstáculo”, simplifica Melo. Como se fosse fácil.    

A visita também teve o objetivo de dar um “bye pass” na superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, muito embora a deputada Conceição Sampaio, correligionária dela, estivesse na comitiva. Melo apresentou propostas para a desburocratização dos Processos Produtivos Básicos (PPBs) que tornarão o Estado mais atraente aos investidores e afastará concorrentes econômicos como o Paraguai, que tem facilitado a instalação de empresas brasileiras em seu território.  

Segundo Melo, Temer topou a criação de um link direto entre a administração estadual e a federal para a liberação dos processos, que devem ser realizados em até 120 dias. “Para acabar com esses entraves, teremos dois ou três técnicos da Suframa e Estado que vão se comunicar diretamente com os técnicos dos ministérios para que os processos não demorem tanto. Essa medida será essencial para o novo momento da nossa indústria, que vai voltar a crescer e ainda terá o apoio da Matriz Econômica Ambiental”, completou.

O governador ainda mirou no ex-aliado e hoje adversário, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, ao pedir que Temer libere R$ 185 milhões de uma emenda impositiva que será destinada exclusivamente para o viário de Manaus com a construção do Anel Sul e Leste, que vai ligar o Distrito Industrial ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

 

 

 

 

 

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