Medidas de isolamento social têm dado certo no Amazonas, diminuindo os números

Dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) apontaram que devido às medidas de isolamento social e de restrição da circulação de pessoas, o Governo do Amazonas alcançou, nas últimas duas semanas, a redução de 33% no número de casos de Covid-19 a queda de 45% nos óbitos provocados pela doença.

Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (05/03) durante transmissão do governador Wilson Lima pelas redes sociais, juntamente com números epidemiológicos repassados pela FVS e da rede da assistência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O pronunciamento informou, ainda, as alterações de horários para restrição de circulação de pessoas, além de como será o funcionamento do comércio e serviços.

Conforme o balanço divulgado pela FVS, a variação da média móvel de casos das últimas duas semanas mostrou uma diminuição de 1.799 para 1.205 casos diários entre 15 de fevereiro e 3 de março, equivalendo a uma queda de 33%. Os dados também apontam que, desde o dia 15 de fevereiro até 1º de março, os óbitos caíram de 82 para 45 mortes, resultando em 45% menos óbitos.

O diretor-presidente da FVS, Cristiano Fernandes, afirmou que a redução se deve ao reflexo das medidas tomadas pelo Governo do Estado. Ele destaca que o isolamento social em fevereiro representou algo em torno de 50,5%, porém, está abaixo de 50% agora em março. Ele destacou que apesar da flexibilização apresentada para o comércio e serviços, os cuidados devem permanecer.

“Os nossos indicadores mostraram que tivemos uma redução da taxa de isolamento social e isso precisa ser entendido pela população que cada um precisa fazer sua parte. Vamos manter a redução dos patamares que nós estamos observando baseado nessas questões relacionadas a medidas de prevenção, o uso de máscara, medidas de higiene pessoais e coletivas, a lavagem das mãos, desinfecção com o uso de álcool em gel e principalmente evitar aglomerações”.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta