Maués se adianta e já começa a vacinar pessoas da faixa etária de 35 a 59 anos

Maués, a “Terra do Guaraná”, localizada na região do Baixo Amazonas, é o primeiro município do país a anunciar que vai vacinar contra a Covid-19 a população da faixa etária de 35 a 59 anos, a começar pelos moradores da zona rural, que abriga 45% da população local. A previsão da Prefeitura local é que, a partir do dia 5 de abril, a faixa etária de 50 a 54 anos também será vacinada na sede do município.

Trata-se do sétimo maior município do Amazonas, em número de habitantes. Ali, a letalidade é proporcionalmente uma das menores do Estado.

“Antes da pandemia, para cortarmos gastos desnecessários, resolvemos implantar a primeira usina de oxigênio do interior. Quando iniciou a pandemia, não tivemos falta de oxigênio, mesmo com os números crescendo. Hoje, estudamos comprar vacinas, pois sabemos que o nosso melhor investimento é na saúde da população”, complementa o prefeito Junior Leite (PSC).

O município, que também é conhecido por ter o maior número de centenários no Amazonas, possui mais de duzentas comunidades. A Secretaria Municipal de Saúde prevê vacinar nos próximos doze dias mais de 7 mil pessoas.

“Atualmente já vacinamos 91% da população acima de 60 anos na sede do município. Com essas novas doses, a imunização será de 35% da população da zona rural e 20% da população geral. Enquanto muitas cidades fazem cadastros, não precisamos fazê-lo, pois nosso serviço de saúde básica tem alta cobertura e por meio do prontuário eletrônico hoje temos o cadastro de todos”, informa o secretário municipal de Saúde, Franmartony Firmo.

A imunização no município começou no dia 19 de janeiro, com os profissionais da saúde e com a população indígena, acima de 18 anos.

Foto: Reinaldo Santos

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta