Marcos Frederico Krüger toma posse esta semana como novo imortal da Academia de Letras do AM

Na próxima quinta-feira (8) o professor Marcos Frederico Krüger vai tomar posse como como novo imortal na Academia Amazonense de Letras. Ele foi eleito em Assembleia Geral realizada no dia 27 de Abril para assumir a cadeira nº 30, cujo patrono é Araripe Júnior e substitui o escritor Armando Menezes.

Marcos Frederico Krüger Aleixo nasceu em Manaus em 1949 e durante sua trajetória literária já publicou diversos artigos em livros e revistas. Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUCRJ, publicou estudos sobre a mitologia amazônica e o desenvolvimento da poesia no  Estado.

Seu ensaio literário “A Sensibilidade dos Punhais”, publicado em 2007, venceu o Prêmio L. Ruas, da Prefeitura Municipal de Manaus. Em seu período de professor da Universidade Federal do Amazonas orientou diversos trabalhos dedicados ao estudo do Amazonas, sua mitologia e criação literária.

Para o presidente do biênio 2018-2019, Robério Braga, com o ingresso do novo imortal a Casa de Adriano Jorge fica ainda mais enriquecida de conhecimento. “É uma honra receber o professor para ocupar a cadeira de número 30. Cadeira que nasceu junto com a casa em 1918, patronada por Araripe Júnior. Marcos Frederico é um pesquisador festejado na cultura popular e debates literários, esta Casa
comemora seu acolhimento reconhecendo a grande contribuição que o mesmo certamente trará”, disse ele.

O novo membro do Silogeu será recebido pelo acadêmico Zemaria Pinto, que fará o discurso de saudação. A cerimônia de posse acontecerá na Casa de Adriano Jorge com a presença dos acadêmicos, convidados e familiares, a partir das 20h.

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta