Manaus, uma cidade turística para todos

Em reunião esta semana com empresários, trabalhadores e especialistas na área do turismo, para a construção de um Plano de Governo para Manaus (2021-2024), foi destacada a potencialidade de Manaus como cidade turística, mas também vários problemas de infraestrutura e de falta de atrativos para alavancar o turismo local e gerar mais empregos e oportunidades.

Ouvi de uma participante que ‘a cidade só é boa para o turista, se é boa para todos os moradores’. E concordo. Temos muitas deficiências de infraestrutura, que penalizam todos os dias a população, os turistas e os profissionais que vivem desse setor. Cito a desorganização nos portos, para quem viaja para o interior ou passeia de barcos e navios; transporte coletivo ruim; e pouca estrutura no Centro da cidade, considerada insegura e com pouca iluminação para quem lá transita à noite. Não temos serviços de apoio suficientes e os nomes Amazônia e Amazonas são muito pouco explorados.

Manaus é banhada pelo rio Negro, afluente do rio Amazonas, considerado o maior do mundo. No entanto, está de costas para essa orla exuberante. Há um grande descompasso entre as belezas naturais e a atração turística, quando lembramos que a capital é a 18º em movimento de passageiros do Brasil, atraindo apenas 14% dos voos nacionais e internacionais.

Precisamos de uma gestão municipal que veja o turismo como uma área estratégica e prioritária para o desenvolvimento de Manaus. Já fizemos três reuniões na área,  ouvindo especialistas, empreendedores e trabalhadores, para produzirmos diagnósticos específicos e propostas para desenvolver a cidade, melhorar a área turística e a vida da população em todos os bairros da capital.

*O autor é economista e deputado federal pelo PT