
Por Paulo Ricardo Oliveira, especial para o blog
São Paulo – Vai ser uma batalha campal daquelas do tipo “quem for podre que se quebre”. As circunstâncias da luta principal do UFC 194 deste sábado à noite, em Las Vegas (EUA), quando José Aldo, 29, luta para unificar o cinturão da categoria pena (até 66 quilos) contra o irlandês Conor Mcgregor, 27, não poderiam ser mais favoráveis ao espetáculo da pancadaria: ingressos esgotados, venda recorde de pay-per-view e um clima de animosidade que vinha esquentando a cada ato de promoção da luta.
De um lado, o amazonense tentará provar que ainda está 100% como melhor peso-por-peso do Ultimate, embora não lute faz exatos 14 meses e deva sentir a falta de ritmo. Além disso, Aldo carrega um enorme peso sobre suas costas por ser o cara a ser batido entre os penas, pois domina o posto de número um da categoria há seis anos invicto.
De outro, um irlandês insano, a fim de quebrar a invencibilidade de Aldo, especialista em provocações, teatral, midiático, caricato, mas que dentro do octógono provou que merece a chance de lutar para ser o campeão. Ambos têm estilos parecidos de pelejar, o que torna o show mais interessante ainda para apostadores e quem pagou para ver pela tevê ou ao vivo no MGM (veja números e características). Muito provavelmente, o telespectador que gosta de MMA assistirá à luta do ano na avaliação de Dana White, executivo do Ultimate. “Conor apareceu dizendo que ia nocautear as pessoas no primeiro round, que iria fazer isso e aquilo. Ele fez tudo o que disse que faria. Acho que nunca ninguém foi até José Aldo como Conor. O estilo que Conor tem, o quanto duro ele bate, a forma como anda pra frente… Essa luta será uma guerra, uma pancadaria, e vai trazer absolutamente o melhor de José Aldo. José Aldo fica melhor a cada luta. É incrível”, analisou o careca.
A tensão sempre esteve presente nos encontros entre Aldo e Mcgregror. Já era para os dois terem se enfrentado no UFC 189, dia 11 de julho de 2015, mas Aldo sofreu fratura na costela e não pôde lutar. Dana criticou a lesão e queria que o amazonense lutasse lesionado. Mcgregor, que na ocasião ganhou o cinturão interino ao nocautear Chad Mendez na luta principal do evento, então aproveitou para crescer sobre Aldo e distribuir um festival de provocações que chegaram a níveis familiares. Porém, ambos garantem cumprimento antes e depois da peleja. “O primeiro passo é vencer, não vejo problema nenhum apertar ou não a mão dele. Estaremos trabalhando lá. Vamos ver o que vai acontecer depois da luta”, afirmou o amazonense. Mcgregor também usou diplomacia: “Antes e depois da luta, não vejo problemas em cumprimentá-lo. Isso são negócios. Duas nações vão colidir e a paz será restaurada depois da luta.
Para se dar bem e unificar o título , Aldo deverá encurtar a distância e sair do raio de ação da boa envergadura do irlandês, além de usar a velocidade para variar chutes, socos, joelhadas, ou levar o oponente para o chão e jogar por cima. Mcgregor, por sua vez, tentará “entrar no espírito de Aldo” para desconcentrá-lo a atraí-lo ao seu jogo psicológico. Será um combate para ninguém botar defeito.
Características de Aldo
Explosivo, Aldo faz boas combinações com socos, além de ser preciso nos chutes longos, curtos e rodados; aplica joelhadas voadoras com velocidade e força espantosas, além de sair muito bem na luta de solo, inclusive em posições de desvantagem. Suporta bem a carga em ambiente desfavorável e é bom de fintas.
Características de Mcgregor
Pegador, sabe fazer bem a leitura do tempo certo de entrar em ação com potentes golpes com a mão, além de cotoveladas certeiras; gosta de provocar para desconcentrar o adversário e sabe usar bem as fintas a seu favor. Além de bom nos chutes, se aproveita bem a boa envergadura (quase 1,90) para a categoria de peso.
José Aldo em números
26 lutas
25 vitórias
14 por nocaute (56%)
2 por finalização (8%)
9 por decisão dos árbitros (36%)
1 derrota por finalização
Conor McGregor em números
20 lutas
18 vitórias
16 por nocaute (88%)
1 finalização (6%)
1 por decisão dos árbitros (6%)
2 derrotas por finalização
SERVIÇO
UFC 194
12 de dezembro, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, Nevada (EUA)
12 de dezembro, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, Nevada (EUA)
Transmissão ao vivo no Canal Combate
CARD PRINCIPAL – a partir de 23h (em Manaus)
Peso-pena: José Aldo x Conor McGregor
Peso-médio: Chris Weidman x Luke Rockhold
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Demian Maia x Gunnar Nelson
Peso-pena: Max Holloway x Jeremy Stephens
Peso-pena: José Aldo x Conor McGregor
Peso-médio: Chris Weidman x Luke Rockhold
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Demian Maia x Gunnar Nelson
Peso-pena: Max Holloway x Jeremy Stephens
CARD PRELIMINAR – a partir de 20h (em Manaus)
Peso-galo: Urijah Faber x Frankie Saenz
Peso-palha: Tecia Torres x Jocelyn Jones-Lybarger
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Colby Covington
Peso-leve: Léo Santos x Kevin Lee
Peso-leve: Joe Proctor x Magomed Mustafaev
Peso-leve: John Makdessi x Yancy Medeiros
Peso-meio-médio: Court McGee x Márcio Lyoto
Peso-galo: Urijah Faber x Frankie Saenz
Peso-palha: Tecia Torres x Jocelyn Jones-Lybarger
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Colby Covington
Peso-leve: Léo Santos x Kevin Lee
Peso-leve: Joe Proctor x Magomed Mustafaev
Peso-leve: John Makdessi x Yancy Medeiros
Peso-meio-médio: Court McGee x Márcio Lyoto
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)