Manaus conquista Prêmio Nacional em Saúde Bucal

Manaus vai receber, no final deste mês, o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal de 2017, conferido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). O programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conquistou a quarta colocação na categoria de “Cidade acima de 300.001 habitantes”.A premiação, que é feita desde 2005, é um reconhecimento às cidades brasileiras que se destacaram no atendimento odontológico e deverá ser recebida pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no próximo 30 de outubro, no Hotel Kubitschek, em Brasília (DF).

São 139 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com equipes de saúde bucal, além de quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), nos quais atuam aproximadamente 400 cirurgiões-dentistas. Desse total, 98 atuam na Estratégia Saúde da Família.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destaca o prêmio como “um reconhecimento de todo o esforço e trabalho realizado pelas equipes para melhorar a saúde bucal da população de Manaus. É resultado da determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto em criar condições para que nossos usuários tenham acesso também ao cuidado odontológico”, comemora.

Os serviços de saúde bucal oferecidos nas UBS são procedimentos clínicos como limpeza, raspagem de tártaro e restaurações; atendimento de urgência básica; procedimentos cirúrgicos, como extrações de dentes e pequenas cirurgias da gengiva. As equipes também fazem o atendimento domiciliar às pessoas que não podem sair de casa, como os acamados, e Educação em Saúde com palestras, orientações sobre higiene bucal e escovação dental supervisionada.

Os casos que necessitam de atendimento especializado são encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas, que oferecem serviços como tratamento de canal; tratamento avançado da gengiva; confecção de próteses total; diagnóstico de lesões bucais, com ênfase em câncer de boca; atendimento especializado em Pessoas Com Deficiência (PCDs); atendimento especializado para as crianças de até 6 anos; e instalação de aparelho ortodôntico preventivo para crianças na faixa etária de 6 a 11 anos, com dentição de leite ou mista. 

Premiação

Entre as categorias da premiação, são selecionados os municípios com até 50 mil habitantes; entre 50 e 300 mil habitantes e acima de 300 mil habitantes. Na ordem de colocação estão Curitiba (PR), Diadema (SP), Florianópolis (SC) e Manaus (AM).

Os municípios selecionados mantêm o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família e possuem Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar. Os resultados foram homologados pelo CFO, conforme a portaria datada de 20 de setembro de 2018, assinada pelo presidente do CFO, Juliano do Vale.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta