Mais de 350 cidades fazem ação contra o Aedes aegypti

11111

A mobilização nacional contra o Aedes aegypti acontece neste sábado (13) em 353 municípios do país. O mosquito, encontrado em todos os estados do Brasil, é o responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Por isso os altos índices de infestação nas cidades brasileiras constituem uma ameaça importante à saúde pública.

Para participar da campanha, a presidente Dilma Rousseff viajou para o Rio de Janeiro,e pelo menos 28 dos 31 ministros estiveram em capitais e grandes cidades. O objetivo do evento é alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito. Mais de 3 milhões de residências serão inspecionadas por agentes de combate a endemias e de saúde em todo o país.

Dengue, zika e chikungunya
Só este ano, até o dia 23 de janeiro, foram notificados 73.872 casos de dengue no país. No mesmo período no ano passado, foram 49.857 casos, aumento de 48%. A situação é ainda mais preocupante quando se leva em conta que 2015 já foi recordista em casos de dengue: 1,6 milhão de casos no ano todo, maior número desde que começaram os registros, em 1990.

O vírus da zika, que passou a ter transmissão local no Brasil em abril de 2015, já existe em 22 unidades da federação. A preocupação maior, no caso desse vírus, é a associação provável com o aumento de casos de microcefalia no país. Segundo boletim divulgado nesta sexta-feira, já existem 5.079 notificações de suspeita de microcefalia no país.

Já a febre chikungunya, que também chegou recentemente ao país, já teve casos em 12 unidades da federação e, em 2015, teve 20.662 casos notificados.

Dilma e Temer na campanha
Usando uma camiseta e um boné brancos da campanha, cujo lema é “Zika Zero”, a presidente percorreu ruas da comunidade Zeppelin, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ela cumprimentou moradores e visitou casas, acompanhada do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), do prefeito Eduardo Paes (PMDB) e de agentes de saúde. Diante de uma das casas, Dilma aplicou larvicida em bueiros, ralos e locais que são potenciais criadouros do Aedes.

Ela ainda afirmou que os casos de contaminação pelo vírus da zika não comprometem a realização das Olimpíadasno país, em agosto.

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB) também participou da campanha. Ele esteve em Curitiba e ressaltou a necessidade de toda a sociedade brasileira se engajar no combate ao mosquito.

“Embora não haja uma tragédia à vista, há uma preocupação muito grande. Mas ele pode significar uma mudança nos hábitos do nosso país. Nós temos que preservar o saneamento também não jogando pneu na rua, coisas nos rios, no lagos”, disse.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta