Maior etapa do Campeonato Brasileiro de Sup será realizada em Manaus

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Manaus vem ganhando destaque no incentivo às práticas de Stand Up Paddle (SUP). Após ser a primeira cidade do Brasil a oferecer aulas de SUP gratuita para crianças, por meio do Programa Segundo Tempo, a cidade irá receber agora pela primeira vez na região Norte do país a maior etapa do Campeonato Brasileiro de SUP.Com previsão ocorrer nos dias 11 e/ou 12 de agosto, o ‘Super SUP Brasil – Amazon Race Extreme’ será realizado pela primeira vez na capital amazonense e pretende reunir mais de 200 atletas de todas as regiões do país. A largada será dada na Praia do Japonês, em Iranduba, com chegada à Praia da Ponta Negra, totalizando, assim, 30 quilômetros de percurso, o maior entre todas as etapas do campeonato brasileiro da modalidade.

“Estamos aqui para fomentar o esporte e assim revelar novos atletas para esta modalidade que tem tudo a ver com a nossa região. Por tanto nós da Semjel e a Prefeitura de Manaus, em geral, estamos trabalhando em conjunto com a Federação de SUP do Amazonas para que a gente traga esse evento nacional pela primeira vez para a nossa cidade”, destacou o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Luiz.

Além das categorias profissionais, o evento destinará uma categoria amadora para crianças como forma de incentivar a prática do esporte e assim revelar novos talentos. As inscrições serão realizadas no site da Confederação Brasileira de Stand Up Paddle (Cbsup) com valores e período de venda a serem confirmados. A premiação será também a maior dentre as etapas do brasileiro, serão R$ 25 mil distribuídos entre os primeiros colocados de cada categoria.

O presidente da Federação de SUP do Amazonas (Fesupam) e coordenador do Projeto ‘SUPerar’, Pablo Casado afirma que o potencial de tornar crianças da cidade campeãs da modalidade é relevante. “Nós somos banhados pelo maior rio do mundo e na nossa região quem é que não sabe remar? É uma coisa que já vem na nossa cultura, a gente aprende desde pequeno. Então, o nosso potencial de tornar alguém campeão olímpico é enorme”, ressaltou.

Ainda de acordo com Pablo é provável que o SUP seja inserido na Olimpíada de 2024, em Paris, na França.

Pioneirismo

Manaus foi a primeira cidade do Brasil a inserir aulas de SUP para crianças da rede municipal de ensino de área ribeirinha, por meio do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, que em Manaus é mantido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semjel.

Com mais de 130 crianças inscritas as aulas são realizadas em parceria com o Projeto ‘SUPerar”, no flutuante Tribal SUP, localizado na Praia Dourada, Tarumã, zona Oeste.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta