Má alimentação, acidentes de trânsito e a violência são as principais causas de internação hospitalar de homens no AM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

No Amazonas, as causas externas e do aparelho digestivo são os principais motivos de internação de homens em unidades hospitalares da Secretaria de Estado do Amazonas (SES-AM). Nesta quinta-feira (19/11), quando se comemora o Dia Internacional do Homem, especialistas chamam atenção sobre o autocuidado e prevenção ao adoecimento masculino.

Um levantamento da SES-AM apontou que a violência, os acidentes de trânsito e os hábitos alimentares são os principais fatores que levaram os homens a serem internados no Amazonas em 2019.

Ao todo, 27.768 internações foram registradas entre o público masculino, em 2019.

Conforme dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), 24,8% dos pacientes do sexo masculino deram entrada em uma unidade de saúde por causas externas, e 19,5% das internações foram ocasionadas por doenças digestivas no ano passo. Em seguida, com 9,5% das internações, estão doenças infecciosas e parasitárias.

São consideradas causas externas os acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, lesões por violência entre outros. Entre as doenças do trato digestivo, o destaque é a má alimentação dos homens, que contribui para o adoecimento.

Jovens 

De acordo com o gerente do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas da SES-AM (Dabe), Lindinaldo Santos, os jovens são os principais atingidos por lesões relacionadas a causas externas.

“Ou seja, a gente está falando de uma parcela da população jovem, e nessas questões das causas externas aparecem os acidentes de trânsito. Essa faixa etária de recorte está muito mais envolvida em questões de internações relacionadas a esse perfil de comportamento em relação ao trânsito, por exemplo”, comentou.

Lindinaldo também ressaltou a importância do homem manter em dia as consultas médicas anuais, com o objetivo de tratar e prevenir doenças evitáveis.

“Os homens procuram realmente menos os serviços de saúde do que as mulheres. Elas têm uma cultura de prevenção e cuidado muito mais bem definida. Algumas estratégias estão sendo buscadas para captar o homem no processo de assistência preventiva, não somente na busca de assistência curativa – que é o mais comum entre a população masculina, de ir ao médico quando de fato está doente –, como também o pré-natal do homem junto ao pré-natal da mulher”, exemplificou.

Novembro Azul 

Neste mês, em que se ressalta a importância da saúde do homem, o diagnóstico precoce ao câncer de próstata também tem destaque. O médico uro-oncologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Giuseppe Figliuolo, afirma que é possível ter uma vida longa e saudável seguindo algumas recomendações simples de prevenção e acompanhamento médico constante.

“A grande verdade é que 90% dos cânceres de próstata, quando são diagnosticados em fase inicial, têm tratamento, e a pessoa fica curada, fica livre do câncer”, disse o especialista.

Outro alerta é para homens com casos de câncer na família. Nessas circunstâncias o diagnóstico precisa ser ainda mais precoce.

“Normalmente acomete indivíduos a partir da quarta, quinta, sexta década de vida. Recomenda-se fazer o exame anual a partir de 50 anos ou, para quem tem algum antecedente na família, pai, irmãos, tios que tiveram problema de câncer de próstata, a partir de 45 anos. Portanto, previna-se faça o diagnóstico precoce faça o tratamento correto e tenha uma vida longa plena e saudável”, finalizou o especialista.

Programação 

A SES-AM preparou uma série de ações para prevenção e promoção da saúde do homem, com palestras pelos canais do Youtube do Telessaúde AM, além de uma semana de ações voltadas para os servidores da sede da SES-AM. Confira a programação completa.

Programação Novembro Azul 2020

Hoje, dia 19

Webinar: Dra. Brigit – Câncer de boca

Convidado: Dr. Aristóteles Alencar

Horário: Das 9h ao meio-dia

Link: Telessaúde AM

Dia 26

Minuto Saúde: Dra. Daise Cunha – Alimentação saudável na prevenção das doenças intestinais

Dos dias 23 a 27

Semana de Ações da PNH: ofertando cuidados aos servidores da SES com os serviços de aferição de pressão, teste de glicemia capilar, barra de Access (segunda, terça e quinta-feira, à tarde), auricuterapia, avaliação Nutricional e distribuição de preservativo

Local: Centro de Atendimento ao Servidor (CAS)

Horário: Das 13h às 16h

Dia 30

Webinar: Dr. George Amaro de Andrade

Tema: Ética no atendimento ao homem

Horário: Das 9h ao meio-dia

Link: Telessaúde Am

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta