Josué Neto é escolhido novo conselheiro do TCE-AM, por unanimidade, na ALEAM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

O deputado estadual Josué Neto (Patriota) é o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e será empossado em abril do ano que vem, na vaga deixada por seu pai, Josué Filho, que hoje apresentou o pedido de aposentadoria. Ao contrário do que ocorreu na eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, desta vez não houve disputa. Todos os deputados votaram a favor, o que indica a aprovação do governador Wilson Lima (PSC).

Agora, o governador tem 15 dias para publicar o ato no Diário Oficial do Estado. Se não o fizer (o que é praticamente impossível), a própria ALEAM pode dar efeito à nomeação.

As manobras que redundaram na votação de hoje só foram possíveis por causa dos acontecimentos dos últimos quinze dias, quando um grupo de governistas “rebelados” se uniu à oposição para antecipar a eleição da Mesa Diretora da ALEAM e eleger o deputado Roberto Cidade (PV) para presidente da Casa, com o compromisso de fazer Josué conselheiro do TCE-AM.

Na semana passada o deputado Saulo Ramos (PTB) atuou como bombeiro, promovendo encontros entre o governador e os “rebeldes”. Dessa forma foi costurado o acordo final que leva Josué Neto para o TCE-AM, na vaga que pertence à ALEAM.

“É uma vaga técnica, constitucional e exclusiva dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas”, disse o parlamentar.

Durante a votação, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) afirmou que Josué Neto é a pessoa mais preparada para a vaga de Conselheiro no TCE-AM.

“Essa vaga é do Poder Legislativo do Estado Amazonas, dessa forma vejo como economista, como presidente de várias legislaturas e que estará dando qualidade, e sobretudo esse nome foi construído de forma democrática, participativa e o senhor está preparado para o cargo de Conselheiro do TCE”, disse o deputado Sinésio Campos.

Histórico

Para os deputados Serafim Corrêa (PSB), Fausto Jr. (MDB) e Wilker Barreto (Podemos), a votação para Conselheiro do TCE-AM é um dia histórico para o Poder Legislativo, pois revela o momento de independência da Assembleia Legislativa. “Vossa excelência é um protagonista de um dia histórico para Assembleia.

Eu acredito que com a experiência que vossa excelência tem como administrador da coisa pública e a capacidade que vossa excelência tem como economista, como uma pessoa que tem conhecimento in loco do interior do Estado onde nós temos mais dificuldades do controle de contas, por isso, eu fico muito seguro de votar em vossa excelência porque tenho certeza que será um grande conselheiro”, disse o deputado Fausto Jr.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta