José Ricardo diz que a saúde do Estado está entrando em colapso, devido à corrupção

Cardiologistas pediátricos do Estado estão deixando de realizar cirurgias no Hospital Francisca Mendes, Zona Norte, por falta de materiais. Para o deputado estadual José Ricardo Wendling (PT), a situação na saúde está ficando cada dia pior. “Todos os setores estão entrando em colapso. E não sou eu quem está afirmando isso. São os médicos, os trabalhadores da saúde e os familiares dos pacientes que estão sofrendo e correndo risco de morte pela falta de atendimento em vários hospitais”, frisou ele, contando que também recebeu relato de um pai de uma criança cardiopata desesperado pela paralisação das cirurgias.

Ele cobrou mais uma vez que os demais deputados da Assembleia Legislativa posicionem-se com relação a essa grave situação na saúde. “Não tem reação da grande maioria dos parlamentares, como se não fossem representantes do povo. Se algo não for feito, essas crianças podem morrer, só pra citar um caso”, advertiu o deputado, ressaltando que a proposta de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da qual é coautor, juntamente com a deputada Alessandra Campêlo (PMDB), precisam ainda de três assinaturas para iniciar a sua tramitação na Casa.

“É preciso investigar não só esse contrato denunciado pela Polícia Federal (Operação ‘Maus Caminhos’), mas os outros convênios firmados na saúde. Mas ninguém quer investigar. A base do Governo do Estado na Câmara Municipal não assina a proposta para investigar os contratos com as empresas envolvidas com a Prefeitura. E aqui na Assembleia os deputados apoiados pelo governador e da base do prefeito não assinam a CPI por medo. Eles estão se protegendo. É irresponsabilidade não se posicionar, é falta de consciência. Porque o nosso papel é defender a população”, afirmou o parlamentar.

José Ricardo continua aguardando a vinda do secretário de Estado da Saúde (Susam), Pedro Elias, convocação solicitada por ele no último dia 22 de setembro e aprovada pelo plenário da Assembleia, quando terá de explicar os desvios de recursos públicos do Fundo Estadual da Saúde relatados na Operação da PF, assim como os critérios utilizados para contratações das empresas envolvidas nesse esquema. “O mínimo que o secretário tem de fazer é esclarecer como milhões são desviados da saúde, quando o discurso do Governo do Estado era de que não tinha dinheiro para esta área, por isso, iria fechar Caics, Caimis, maternidades, policlínicas e SPAs”.

Comissão de Direitos Humanos aprova Audiência em Itacoatiara

Em reunião da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Aleam, na manhã de hoje (10), foi aprovada a realização de Audiência Pública no Município de Itacoatiara, na próxima sexta-feira (14), com a participação de membros das Comissões de Saúde e Previdência e Educação. No último dia 7, os deputados estaduais José Ricardo, Alessandra Campêlo (PMDB), Sinésio Campos (PT) e Abdala Fraxe (PTN) receberam o prefeito eleito de Itacoatiara, Antônio Peixoto (PT), que denunciou desmandos na Prefeitura dessa cidade, após o resultado das eleições, com centenas de funcionários demitidos sem que os contratos tenham terminado.

Na mesma reunião, foram aprovados quatro projetos de leis. Três relacionados a portadores de deficiência, de autoria dos deputados estaduais Josué Neto, Wanderley Dallas e Luiz Castro; e outro, relacionado à semana de conscientização da microcefalia, também de Dallas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta