Já chegam a 192 os casos notificados de sarampo, a maioria em Manaus

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), órgão da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), divulgou, nesta quarta-feira (11/04), o 3º Boletim Epidemiológico, expedido pela Sala Estadual de Resposta Rápida para Surto de Sarampo, contendo o levantamento atualizado dos casos notificados da doença, no estado. O boletim aponta 192 casos notificados, sendo 183 em Manaus e 09 no interior do estado (02 em Humaitá, 01 em Anori, 01 em Beruri, 01 em Itacoatiara, 01 em Itapiranga, 01 em Iranduba, 01 em Manacapuru e 01 em São Gabriel da Cachoeira).

Até o momento, são 06 casos já confirmados na capital e 02 descartados (01 em Manaus e 01 em Anori). Seguem em investigação 184 casos. Todos os casos confirmados foram através de critério laboratorial. Aproximadamente 65% dos casos notificados são crianças menores de cinco anos e 42% em adultos de 20 a 49 anos.

Campanha de Vacinação – O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, ressaltou a importância da vacinação, como a única forma de prevenção ao Sarampo. Segundo ele, neste sábado (14/04), todos os 12 Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), unidades da rede estadual de saúde, estarão abertos para a campanha de imunização que ocorre em Manaus, o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”.

O público alvo da campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), são crianças a partir de seis meses de idade a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) . “Vamos estar com toda a rede de CAICs aberta, das 8 às 17h, para vacinar as crianças. É importante que os pais estejam atentos e levem os filhos que ainda não foram vacinados”, apelou o secretário.

Busca Retrospectiva – A FVS informou que, até o fechamento do 3º Boletim Epidemiológico, foram avaliados, na busca retrospectiva de casos suspeitos,  aproximadamente 129.028 prontuários, de unidades de saúde de urgência e emergência de Manaus. Destes, a equipe de vigilância epidemiológica da FVS identificou 19 notificações de casos suspeitos de Sarampo.  

Atualização em Sarampo – A FVS realizou treinamento em Atualização em Sarampo para profissionais de saúde, nos municípios de Humaitá, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga.  O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) também realizou treinamento, voltado para coleta, armazenamento, transporte e fluxo para envio de amostras de casos suspeitos de Sarampo, com a participação dos técnicos de laboratórios distritais de Manaus.

Usando o Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), a FVS realizou semana passada a “2ª Videoconferência de Casos Suspeito de Sarampo”, ministrada pelo infectologista e diretor de Assistência Médica da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Antônio Magela. O treinamento foi transmitido para mais de 50 municípios.

Nesta quarta-feira (11/04), a FVS realiza Atualização em Sarampo, para profissionais de saúde das redes pública e privada, oriundos de cooperativas, sociedades médicas e conselhos de classe. A palestra será a partir das 19h, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), situado no Bairro Flores, zona oeste da cidade.

Confira onde tem CAIC mais perto de casa

ZONA SUL

CAIC JOSEPHINA DE MELLO

Rua Felismino Soares nº. 213 Colonia Oliveira Machado

CAIC ALEXANDRE MONTORIL

Rua Coronel Ferreira de Araújo s/nº – Petrópolis

ZONA CENTRO-SUL

CAIC AFRÂNIO SOARES

Avenida Tancredo Neves s/nº Shangrilá – Parque Dez

ZONA OESTE

CAIC ALBERTO CARREIRA

Avenida Brasil s/nº Compensa I

ZONA CENTRO-OESTE

CAIC JOSÉ CARLOS MESTRINHO   

Rua 05 nº 367 Alvorada II

CAIC RUBIM DE SÁ

Desembargador João Machado s/nº Campos Elíseos – Planalto                                        

ZONA LESTE

CAIC ANA BRAGA

Rua Alameda Cosme Ferreira s/nº São José I

CAIC DR. EDSON MELO

Avenida Alameda Cosme Ferreira nº. 7995 Zumbi II

CAIC DR. JOSÉ CONTENTE   

Avenida Autaz Mirim nº 950 Jorge Teixeira

ZONA NORTE

CAIC GILSON MOREIRA

Rua 02 nº 70 Conjunto Mundo Novo Cidade Nova I

CAIC DR. MOURA TAPAJÓS            

Avenida Samaúma nº 606 Monte das Oliveiras – Galiléia II

CAIC MARIA HELENA GOES                        

Avenida Chico Mendes nº 690 Novo Israel

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta