Instituto vai divulgar o desenvolvimento sustentável em festival que celebra o rap, hip hop e grafite em Manaus

Com objetivo de levar informação de maneira simplificada e ocupar os espaços de arte e cultura com temas importantes para a cidade de Manaus, o Idesam estará presente no Festival Amazônia Urbana, evento que celebra o rap, trap, hip hop e grafitti dos artistas da cidade. Como uma OSCIP sediada em Manaus, o Idesam busca abordar questões importantes relacionadas ao clima dentro do contexto urbano da Amazônia. 

Uma das iniciativas centrais do Idesam durante o evento é a exibição de um vídeo manifesto, alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 – Combate às Mudanças Climáticas. Esse vídeo tem como meta sensibilizar a população sobre a urgência e a relevância do tema, além de promover o diálogo e o debate acerca das ações necessárias para mitigar os impactos das mudanças climáticas na Amazônia. 

“Estamos comprometidos em ampliar a conscientização e o conhecimento sobre as Mudanças Climáticas, especialmente dentro da Amazônia Urbana, onde essas questões acontecem frequentemente”, afirma Paola Bleicker, diretora executiva do Idesam. “Nossa participação no Festival Amazônia Urbana é uma oportunidade para engajar o público e promover ações concretas em prol da sustentabilidade e do bem-estar da nossa região”, complementa.  

Em 2023, o Amazonas foi afetado pela seca extrema e também pela incidência de fumaça, que tomou conta da cidade de Manaus e municípios da zona metropolitana por longos meses. São inúmeros os impactos que as mudanças do clima podem causar tanto na floresta, quanto em áreas urbanas. Incidência de doenças relacionadas ao calor e poluição do ar; disponibilidade de recursos naturais, água e alimentos; deslizamento de terras; alagamentos; dentre vários outros problemas. 

O Idesam é especialista no tema de mudanças climáticas, e sua presença no Festival reforça o compromisso na promoção do desenvolvimento sustentável e equitativo para a Amazônia e suas população, por meio do infoentretenimento e narrativa documental nas comunicações populares. Em 2023, foi eleita a melhor ONG na categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade e é ator oficial no Brasil da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).  

Amazônia Urbana

O Festival Amazônia Urbana acontece no dia 29 de Maio, no Studio 5, e tem como objetivo principal amplificar as expressões culturais vibrantes que surgem das comunidades urbanas da Amazônia. Nesses espaços, muitos jovens encontram na arte uma poderosa ferramenta de expressão e de luta social.  

O evento apresentará um line-up diversificado, incluindo o show coletivo dos ‘Crias do Amazonas’ com Lary Go & Strella, Jander Manauara, Dakota MC, Rafa Militão e Kurt Sutil, além de performances de Compensa Boy e Funkeiros Cult & DJ Hayden. A programação também englobará uma exposição de arte urbana, em colaboração com a Associação Intercultural do Hip Hop Urbano da Amazônia (AIHHUAM) e o artista de grafite, Astro. Entre as atrações artísticas, será exibido o curta-metragem “Castanho”, uma produção do amazonense Adanilo Reis, reconhecido por sua participação na novela “Renascer”. 

“Estamos trazendo para Manaus uma explosão de cultura e criatividade, um evento que destaca o talento dos artistas locais e coloca a Amazônia Urbana no centro das atenções. Queremos viabilizar esse espaço para que a nossa cultura seja reconhecida e valorizada não apenas dentro do Amazonas, mas em todo o país”, afirma Loren Lunière, produtora da Lunière Produções, realizadora do evento. 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta