O ex-deputado estadual e federal Arthur Bisneto (PSDB) foi encontrado morto hoje em sua residência em um condomínio do bairro Ponta Negra, em Manaus. Ele teria sofrido um infarto fulminante aos 44 anos de idade.
Bisneto era filho do ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (sem partido), que se recupera de uma cirurgia em São Paulo e é esperado nas próximas horas em Manaus. A mãe, Jaqueline Arduini, não mora em Manaus há muito tempo. Ele também era neto do ex-deputado federal e ex-senador Arthur Virgílio Filho.
Bisneto foi vereador em Manaus eleito no ano 2000. Depois exerceu três mandatos de deputado estadual, eleito em 2002, 2006 e 2010. Por último, foi eleito o deputado federal mais votado da história, em 2014, com mais de 250 mil votos. O último cargo público que exerceu foi o de chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus.
Sua votação foi superada somente em 2022 por Amom Mandel (Cidadania), que ultrapassou os 280 mil votos.
Ele deixa um casal de filhos e a esposa.
O local do velório e o sepultamento ainda não foram divulgados pela família.
O ex-prefeito e ex-senador despediu-se com a seguinte mensagem nas redes:

Reações
O governador Wilson Lima (União Brasil) lamentou com grande pesar a morte do ex-deputado federal. “Bisneto foi um jovem proeminente da política local, contribuindo sempre com o bem-estar da população do Amazonas”, afirmou.
Ele se solidarizou com amigos e familiares de Arthur Bisneto, desejando serenidade e paz para todos que estão com o coração enlutado, neste momento de dor.
“Nenhum pai ou mãe deveria passar pela dor de perder um filho. Minha solidariedade ao ex-prefeito Arthur Neto e família pela morte do seu amado Arthur Bisneto. Que Deus o receba com glórias e conforte o coração dos familiares e amigos”, disse o governador.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) declarou luto oficial de três dias pela morte do ex-secretário Chefe da Casa Civil do município. “Bisneto deixou a sua marca na política atuando como vereador, deputado estadual e federal”, disse ele, que foi colega do político morto hoje em suas legislaturas na Assembleia Legislativa.
“Neste momento de tristeza e dor, lamento profundamente a morte do meu amigo e companheiro na Assembleia Legislativa, Arthur Bisneto. Uma pessoa brilhante que lutava pela população amazonense por onde passava. Deixo os meus sinceros sentimentos para a família, em especial ao ex-prefeito de Manaus e ex-senador, Arthur Virgílio Neto, e oro para que Deus leve conforto para todos por essa perda irreparável”, afirmou Almeida.
Vice-prefeito de Manaus e chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, que também foi colega de ALEAM e era vice-prefeito de Arthur Neto, destacou que Arthur Bisneto será sempre lembrado como uma pessoa amorosa e gentil com todos.
“Tive a satisfação de ser deputado estadual e federal com o Arthur Bisneto, e depois colegas na Prefeitura de Manaus. Guardarei as memórias de uma pessoa gentil, amável com todos e profundamente educado. Esse belo histórico só enobrece a sua carreira política”, destacou Rotta.
Durante a sessão conjunta do Congresso Nacional desta terça-feira (28), o deputado federal Pauderney Avelino (União-AM) solicitou ao presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que o plenário fizesse um minuto de silêncio como forma de homenagem ao ex-deputado federal Arthur Bisneto, que faleceu de forma trágica no início da tarde de hoje.
Emocionado, Pauderney deu a notícia em primeira mão aos parlamentares presentes na sessão. “Acabo de receber uma notícia que deixou a mim e tenho certeza que deixará a todo este Congresso comovido. Faleceu hoje, encontrado morto em sua residência, o jovem ex-deputado federal Arthur Bisneto, filho do ex-deputado federal e ex-senador da República e prefeito de Manaus, Arthur Neto. A morte do deputado Arthur Bisneto chega de supetão e solapa a todos aqueles que conviveram com ele e com o seu pai. Portanto, senhor presidente, gostaria de pedir um minuto de silêncio deste plenário”, disse Pauderney ao solicitar a homenagem.
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em nome dos 24 deputados estaduais, se solidarizou, em nota, com os familiares do ex-deputado estadual por três Legislaturas, Arthur Bisneto, que faleceu nesta terça-feira (28/5), aos 44 anos.
No texto, os parlamentares da Casa Legislativa estadual se solidarizam aos pais de Bisneto, Arthur Virgílio Neto e Jaqueline Arduini, seus filhos Arthur e Júlia, seus irmãos, familiares e amigos.
“Que a dor pela passagem repentina de Bisneto seja amenizada pela fé e confiança de que ele está rodeado do amor de Deus”, ressaltou a nota.
Arthur Virgílio Bisneto, além de ter sido deputado federal mais votado do Amazonas, em 2014, com 250.916 votos, a maior votação percentual no Brasil (15,3%), foi vereador por Manaus de 2000 a 2002 e deputado estadual por três mandatos consecutivos, eleito em 2002, 2006 e 2010. Bisneto foi vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
“Não convivi com o ex-deputado Arthur Bisneto na Aleam, mas muitos dos que vivenciaram com ele no parlamento estadual recordam de boas passagens, de grandes lutas e vitórias. Neste dia dolorido, me solidarizo com sua família, em especial com seu pai, ex-prefeito e ex-senador Arthur Virgílio Neto. Que Deus possa confortá-los e amenizar a dor neste momento tão difícil”, declarou o deputado presidente, Roberto Cidade (UB).
Colega de parlamento de Bisneto, na Aleam, em dois mandatos (2002 e 2006), o deputado Adjuto Afonso (UB) falou do privilégio de ter sido parlamentar no mesmo período.
“Tive o privilégio de ser deputado com Bisneto. Sempre foi uma pessoa parceira, amiga e leal. Lamentável a perda de um jovem como ele. Minhas sinceras condolências à família e a seu pai Arthur Virgílio Neto”, disse.
Da mesma geração de políticos do Estado, a deputada Alessandra Campelo (Podemos) mostrou consternação com a partida precoce de Bisneto.
“A morte de uma pessoa tão jovem é uma dor que une as famílias e os sentimentos de pesar. Recebi com perplexidade a triste partida de Arthur Bisneto, ex-vereador e ex-deputado estadual e federal, aos 44 anos. Registro aqui, como segunda vice-presidente da Aleam e presidente do Podemos no Amazonas, minhas condolências aos familiares e amigos do Arthur Bisneto, especialmente ao seu pai, Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus e ex-senador. Que Deus o receba em paz em sua morada”, lamentou.
O deputado Abdala Fraxe (Avante) falou que, nesta terça-feira, perdeu um amigo de belas caminhadas na vida pública, um ser humano do bem, honesto e boa pessoa.
“Ficarei com as lembranças das nossas viagens pelo interior, do nosso convívio no parlamento, em busca de soluções e melhorias para todos os amazonenses”, lamentou.
A Câmara Municipal divulgou a seguinte nota:
“Em nome de todos os vereadores da 18ª Legislatura, lamento com profundo pesar o falecimento de Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Bisneto, filho do ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
Arthur Bisneto atuou como vereador na CMM nos anos de 2001 e 2002, pela 13ª Legislatura, sendo o mais jovem parlamentar da época. Bisneto exerceu três mandatos consecutivos como deputado estadual de 2003 a 2014, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM); e foi eleito, na época, o deputado federal mais votado pelo Amazonas, nas eleições de 2014.
Foi presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) do Amazonas, além de vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado.
Todos os parlamentares da 18ª Legislatura prestam solidariedade e desejam forças à família enlutada, estimando que a paz encontre seus corações neste momento de profunda tristeza.
Como presidente do Parlamento Municipal de Manaus decreto luto oficial de dois dias no legislativo manauara.
Manaus, 28 de maio de 2024
Caio André Pinheiro de Oliveira
Presidente da Câmara Municipal de Manaus“
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)