Inédito: ALEAM presta contas dos 100 primeiros dias da legislatura

Em uma iniciativa inédita a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) organizou na manhã desta terça-feira (14) uma Sessão Especial de prestação de contas para informar a população das ações do parlamento estadual nos 100 primeiros dias de início desta 19ª legislatura.

O presidente da Assembleia, deputado estadual Josué Neto (PSD), citou a renovação da Assembleia, com a priorização do trabalho parlamentar de cada um dos deputados. “Quando se fala de renovação, se fala de pessoas que vem com um novo gás, com novas ideias e que querem muito poder aprender, a cada dia, com sua assessoria técnica, entender melhor a necessidade do nosso povo. E a data de hoje é justamente para mostrar isso: uma Assembleia unida, que apesar de ter três ou quatro orientações políticas diferentes, mais de 15 partidos representados, a discussão aqui é no campo das ideias. Estamos aqui para encaminhar, sugerir, requerer os benefícios para a nossa população e não fazer crítica por crítica. Agradeço aos deputados pelo desempenho nos trabalhos e peço a Deus que nos ilumine”, afirmou.

“União’ foi a palavra mais usada pelos parlamentares para resumir os 100 primeiros dias de trabalho desta legislatura. Os deputados Sinésio Campos (PT), Joana d’Arc (PP), Augusto Ferraz (DEM), Abdala Fraxe (Podemos), Therezinha Ruiz (PSDB) e Belarmino Lins (PP) foram unânimes em citar o respeito e a harmonia com todos os deputados, independente de visão política e de forma igualitária.

Outro ponto muito citados pelos deputados foi em relação à independência funcional da Assembleia e à receptividade com os movimentos grevistas e às reivindicações da população.

Os deputados estaduais Alessandra Campêlo (MDB), Dra. Mayara (PP) e Dermilson Chagas (PP) enfatizaram, além da união do parlamento, o salto de modernização da forma de comunicar da Assembleia, com o uso das redes socais que aproximou o parlamento da população, sobretudo no interior do Amazonas.

Um vídeo institucional mostrou os destaques da atual legislatura através de leis, requerimentos e proposições, entre eles, a instalação da CPI dos Combustíveis, aprovação do pagamento da data base dos delegados da Polícia Civil do Amazonas, aprovação da lei contra a violência obstétrica, a modernização da Comunicação da Casa – sendo a Assembleia a primeira a transmitir seus eventos ao vivo pelas redes sociais.

Também foram destaques o aumento da bancada feminina, tornando a Assembleia a Casa Legislativa com maior representatividade feminina nas últimas quatro eleições, e a participação das deputadas estaduais no evento internacional World Woman Tech (WWT).

Convidados para o evento, o subprocurador geral de justiça Carlos Fábio Monteiro, o secretário de articulação institucional e política, Luiz Alberto Carijó, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio de Lima Choy, parabenizaram o presidente da Casa pela condução dos trabalhos na presidência da Assembleia e pelo clima democrático na relação entre os deputados.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta