Há 47 anos a FMT é referência em tratamento de doenças tropicais no mundo

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) completa, nesta quarta-feira (31/03), 47 anos de serviços prestados à saúde do Estado do Amazonas, no atendimento de média e alta complexidade, da pesquisa e da formação de recursos humanos em doenças tropicais.

Referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Doenças Infectoparasitárias e Tropicais, acidentes ofídicos e Dermatologia Tropical, a unidade tem atuado com protagonismo na pesquisa de profilaxia contra a infecção do SarsCov2, aliado a grandes centros de pesquisas internacionais.

“No momento que enfrentamos a pior pandemia, esta Fundação se posicionou novamente ao lado da população, colocando todo seu aparato científico e de assistência à disposição dos usuários. Sabemos que ainda não é momento de comemorar, mas de fazer o que sabemos fazer melhor, que é assistir nossos pacientes e produzir conhecimento em benefício da vida”, destaca o diretor-presidente da FMT-HVD, Dr. Marcus Vinitius Guerra.

História e legado

A FMT-HVD foi fundada por um grupo de médicos no dia 31 de março de 1974, ainda como Hospital de Moléstias Tropicais, sob a liderança dos professores da então Faculdade de Medicina do Amazonas, Heitor Dourado e Carlos Borborema.

Entre os fundadores, está o diretor-presidente da FMT, que ressalta ainda o trabalho desenvolvido pela FMT-HVD no combate às endemias, que tem dado respostas a diversas adversidades enfrentadas pelo Amazonas e demais estados da região, ao longo de quase meio século de fundação.

“O êxito da FMT-HVD vem de valores adotados desde sua criação, e são baseados na determinação e na persistência em se chegar com inteligência e sensibilidade a um objetivo, e sem nunca desmerecer o sentimento de solidariedade ao ser humano, e de desistir diante de dificuldades”, finaliza.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta