Grupo é preso extraindo seixo ilegalmente, usando balsa que pertence ao prefeito de Nhamundá e armamento pesado

Uma operação da Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar de Pará, Ibama e Secretaria do Meio Ambiente de Faro, flagrou um grupo com armamento pesado, de grosso calibre, explorando seixo em área ilegal no município paraense. A balsa utilizada por eles pertence ao prefeito de Nhamundá (município do Baixo Amazonas), Nenê Machado (PROS), que foi conduzido para prestar depoimento (foto abaixo).

A operação no Rio Nhamundá, divisa dos estados do Amazonas e Pará, resultou na apreensão de duas dragas em atividade de extração de seixo, balsa, rebocador, dezenas de armas de grosso calibre como; submetralhadoras, rifles, pistolas, espingardas e várias armas brancas um verdadeiro ‘arsenal’ de guerra (foto abaixo).

As armas foram encontradas em posse de vários homens a bordo, inclusive com policiais militares do Estado do Amazonas, que faziam escolta para garantir a atividade ilegal e criminosa de extração de seixo no leito do Rio.

O prefeito Nenê Machado identificou-se como proprietário dos maquinários encontrados na extração ilegal que estava sendo feita no leito do Rio Nhamundá, mas negou ser proprietário de qualquer arma que ali foi encontrada, apesar das armas estarem em embarcação de sua propriedade.

Segundo alguns policiais que estiveram na operação, houve um clima tenso no início das ancoragens das lanchas da fiscalização, mas prevaleceu a ação da Polícia Federal.

Todo material apreendido – armas, objetos e homens que garantiam a segurança da extração ilegal – foram conduzidos coercitivamente, assim como o prefeito de Nhamundá, Nenê Machado, até a Delegacia de Faro, mas não havia agentes competentes para abrir o procedimento. A Polícia Federal achou melhor, então, transferir o caso para a Delegacia de Nhamundá, já que, por se tratar de um crime federal, o assunto poderia ser tratado em qualquer jurisdição.

O Ibama autuou com multa o prefeito e os demais presos, nos termos da Lei Federal Nº 90605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e todo processo administrativo será fechado amanhã.

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta