Governo e Prefeitura decretam ponto facultativo nesta quinta. Veja o que funciona

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Os serviços das áreas de saúde e segurança pública serão mantidos pelo Governo do Amazonas nesta quinta (1º/04) e na sexta-feira (02/04), respectivamente ponto facultativo e feriado, em razão das celebrações cristãs da Semana Santa. O decreto que determina o ponto facultativo foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (30/03); e também prevê que a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) organize banco de horas, com possíveis compensações pelos servidores do Poder Executivo.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que todas as unidades de urgência e emergência, tanto na capital quanto no interior, funcionarão normalmente.

A rede estadual conta com 11 Serviços de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) para atendimento médico de casos de urgência de baixa e média complexidades, em Manaus. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do Estado.

As unidades que atendem consultas agendadas retornam às atividades na segunda-feira (05/04).

Fiscalizações

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) coordena, a partir da tarde desta quarta-feira (31/03), as ações da Central Integrada de Fiscalização (CIF). As operações, que neste período se estendem até a noite do próximo domingo (04/04), têm como objetivo vistoriar e orientar estabelecimentos comerciais quanto às determinações do decreto governamental.

Locais promovendo aglomerações ou estabelecimentos comerciais que não estejam cumprindo as medidas sanitárias podem ser denunciados por meio do 190, do 181, o disque-denúncia da SSP-AM ou pelo endereço eletrônico www.ssp.am.gov.br/faca-sua-denuncia.

Segurança e ocorrências

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) manterá os serviços essenciais oferecidos pela corporação: atendimento de ocorrências, viaturas e operações. O Corpo de Bombeiros suspenderá o expediente administrativo, mas a corporação estará em prontidão em todas as unidades do interior e da capital, redobrando a atenção quanto aos atendimentos durante o período e atendendo emergências via 193.

Irão funcionar, em regime de plantão 24 horas, as Centrais de Flagrantes 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), 6º DIP, 14º DIP, 19º DIP, a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), e a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Plantão de Vulneráveis – PLV.

Os demais DIPs e delegacias especializadas retomarão suas atividades normais durante na segunda-feira (05/04), das 8h às 17h.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que não haverá expediente na quinta nem na sexta-feira, na sede do órgão e nos postos de atendimento.

O usuário que precisar fazer a Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Licenciamento do Veículo, poderá ser feito on-line, pelo site www.detran.am.gov.br.

Serão realizadas fiscalizações nas saídas da cidade, nas rodovias AM-070 e AM-010. As equipes do Núcleo Especializado de Operações em Trânsito (Neot) também estarão com a blitz da Lei Seca em todas as zonas da cidade.

Defesa Civil

A Defesa Civil do Amazonas atuará tanto no apoio às atividades voltadas ao Comitê de Crise quanto na preparação das ações voltadas ao atendimento dos municípios que estão sendo acometidos pela cheia de 2021.

O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) realiza diariamente o acompanhamento da previsão do tempo e subida dos rios em nosso estado. As atenções estão voltadas para as calhas do Purus, Juruá e Madeira; as demais seguem em observação.

PREFEITURA

O prefeito de Manaus, David Almeida, decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais nesta Quinta-Feira Santa, 1º/4, dia que antecede o feriado nacional da Sexta-Feira da Paixão, no calendário cristão. O decreto foi publicado na edição nº 5.065, do Diário Oficial do Município (DOM), desta terça-feira, 30/3. Entretanto, estarão mantidos os serviços essenciais durante a Semana Santa. 

Manausmed 

O Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed) informa que os atendimentos presenciais, agendados para esta quinta-feira, 1°/4, pelo http://manausmed.cucco.com.br, serão transferidos para a próxima semana.

Os segurados receberão comunicado via e-mail, com as novas datas de atendimento. Para mais informações, o Manausmed disponibiliza atendimento via WhatsApp, pelo número (92) 98842-2923.

Na segunda-feira, 5/4, o atendimento ao público retorna em novo horário, das 8h às 14h. Uma mudança que visa dar mais celeridade aos procedimentos de autorização de exames e demais procedimentos.

Limpeza 

Os serviços da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) seguem normalmente a programação no ponto facultativo na Quinta-Feira Santa. As atividades de coleta domiciliar, capina, varrição, limpeza de igarapés e mutirão acontecem sem alterações também. No feriado, os serviços funcionam em expediente de plantão, com varrição nas principais avenidas e centro de Manaus e coleta.

Comércio 

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) informa sobre os horários de funcionamento das galerias populares, shopping Phelippe Daou e mercado municipal Adolpho Lisboa, no ponto facultativo e feriado da Semana Santa. 

As galerias Espírito Santo e dos Remédios, no Centro, funcionarão de 9h às 18h, nesta quinta-feira e sábado, 1º/4 e 3/4. No feriado religioso, estarão fechadas para o público.

Já o shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, zona Leste, vai funcionar na Quinta-Feira Santa e sábado, no horário de 8h às 18h. Na Sexta-Feira Santa e domingo, o centro comercial estará fechado. 

O mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, Centro, vai funcionar das 7h às 17h. As feiras abastecedoras receberão o público das 4h às 20h (Manaus Moderna, Panair, feira da Banana e Produtor). 

Saúde

A Prefeitura de Manaus montou um esquema especial de serviços de saúde, que irá funcionar durante o feriado da Semana Santa, com ponto facultativo nesta quinta-feira, 1º/4, seguido da Sexta-Feira da Paixão, 2, Sábado de Aleluia, 3, e Domingo de Páscoa, 4. Além dos serviços essenciais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como a maternidade Dr. Moura Tapajóz e o Samu 192 Manaus, que operam em sistema de plantão, haverá atendimento em unidades de saúde e vacinação contra a Covid-19. O único dia em que não haverá funcionamento é na Sexta-Feira Santa.

Para assegurar o cumprimento do cronograma de vacinação contra a Covid-19 junto à população de 55 a 59 anos, com comorbidades, além dos idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde programados para tomar a segunda dose da vacina, oito postos de vacinação estarão funcionando na quinta-feira e no sábado, das 9h às 16h: Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova; Universidade Paulista (Unip), no Parque 10 de Novembro; Centro Cultural Povos da Amazônia, Crespo; Universidade Nilton Lins, em Flores; Clube do Trabalhador do Sesi/AM, no Aleixo; Balneário do Sesc/AM, no Planalto; e Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), no D. Pedro; e a Escola de Enfermagem, em Adrianópolis, que atende exclusivamente os trabalhadores de saúde agendados para receber a segunda dose.

A clínica da família Carmen Nicolau, no Lago Azul, zona Norte, estará aberta todos os dias da Semana Santa – de quinta-feira a domingo, para atendimento das 8h às 18h.

Na quinta-feira, 1º/4, farão atendimentos de demanda livre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Nilton Lins, na zona Centro-Sul; Leonor de Freitas, na Compensa, zona Oeste; e a José Amazonas Palhano, no São José 1, zona Leste da cidade.

No sábado, 3/4, as dez UBSs de horário ampliado funcionarão das 8h às 12h, também para atendimento à livre demanda.

UBSs de horário ampliado:

  1. UBS José Rayol dos Santos;

  1. UBS Morro da Liberdade;

  1. UBS Deodato de Miranda Leão;

  1. UBS Leonor de Freitas;

  1. UBS José Amazonas Palhano;

  1. UBS Balbina Mestrinho;

  1. UBS Sálvio Belota;

  1. UBS Áugias Gadelha;

  1. UBS Leonor Brilhante;

  1. UBS Alfredo Campos.

Os endereços podem ser consultados no site da Semsa: https://semsa.manaus.am.gov.br.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta