FVS vai conscientizar para os riscos da automedicação

Para chamar atenção acerca dos riscos à saúde advindos da prática de automedicação, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) realiza, nesta terça (7/5) e quarta-feira (8/5), atividades alusivas ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, que serão desenvolvidas no horário da manhã no Parque Municipal do Idoso, na rua Jorge Baird, 422, bairro Adrianópolis.A Campanha Sobre Cuidados com os Medicamentos, com o tema “Medicamentos? Só se for com orientação!”, visa difundir orientações sobre a importância de se seguir a prescrição médica, com o uso racional de remédios nos horários e dias indicados.

Para o chefe de Departamento de Vigilância Sanitária da FVS em exercício e farmacêutico de formação, Jackson Alagoas, é fundamental popularizar ações sobre os cuidados com o uso e armazenamento de remédios. “É um problema bastante comum receitar medicamento para vizinho, filho e amigos, sem antes passar por um médico. Isso pode gerar resistência das bactérias ao medicamento e, quando de fato for necessário seu uso, ele pode não ter o efeito esperado. Além disso, muita gente não sabe fazer o descarte correto”, alerta o farmacêutico.

De acordo com a gerente de insumos estratégicos da FVS, Eurenice Neves, os dados da Organização Mundial da Saúde são alarmantes quanto ao uso indevido de fármacos. “As pesquisas recentes trazem três indicadores chamam a atenção. O primeiro deles é que quase 75% dos antibióticos são prescritos inadequadamente. O segundo refere-se ao fato de que cerca de 50% dos pacientes não utilizam os medicamentos corretamente, e o terceiro destaca que quase 10% das internações hospitalares são ocasionadas por reações ao mau uso”, explica.

Entre as atividades a serem realizadas no Parque do Idoso, a programação inclui a aplicação do questionário sobre automedicação, apresentação teatral sobre o uso racional de medicamentos, aferição de glicemia e pressão alta, bioimpedância, atenção farmacêutica, atividades lúdicas e esportivas. Durante a ação, farmacêuticos estarão à disposição do público para orientar sobre o uso de medicamentos contínuos, no horário das 8h às 11h30.

Dia Nacional – O dia 5 de maio é lembrado por ser o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento. A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. A finalidade é apontar a prática do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios utilizados sem orientação.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta