Nesta quinta (10) e sexta-feira (11), a frente de lutas “Fora Temer” – fórum que reúne cerca de 25 entidades sindicais, estudantis e movimentos sociais – realizará uma série de atividades contra as medidas do governo federal, como a PEC 55 (antiga PEC 241), a contrarreforma do Ensino Médio, expressa na Medida Provisória (MP) 746/2016, e o Projeto de Lei (PLS 193/2016) “Escola Sem Partido”, mais conhecido como Lei da Mordaça.
A mobilização começa na quinta-feira (10), com a atividade “Ocupa Ufam por Uma Hora”, no hall da cantina do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Ali serão realizadas reuniões para apresentar à comunidade acadêmica o contexto que está levando professores, estudantes e trabalhadores a aderir à construção da Greve Geral, bem como convidá-los a participar da paralisação agendada para a sexta-feira (11). Os encontros serão ministrados por alunos e professores do ICHL e da Faculdade de Educação (Faced) e ocorrerão em três períodos (10h-11h, 15h-16h e 20h-21h).
Na sexta-feira (11), data estabelecida pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) como o Dia Nacional de Luta e Paralisação, integrantes da frente de lutas “Fora Temer” vão distribuir panfletos na Praça da Polícia, Centro de Manaus. O ato começa às 8h.
A programação encerra às 18h, com o Camping Cultural II “Ocupa Ufam”, com shows de bandas locais e intervenções contra o governo Temer. A paralisação marcada para a próxima sexta-feira foi acatada pela maioria dos professores em Assembleia Geral realizada no dia 27 de outubro. Já os técnico-administrativos estão em greve desde o dia 31 do mês passado.
Mobilização fora da sede
Ainda na sexta-feira, às 10h, o auditório da Ufam Circular Municipal em Humaitá sediará assembleia ampliada para discutir e debater novos passos da mobilização. E, às 15h, ocorre Assembleia Geral docente do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), que terá como pauta a deliberação sobre indicativo de greve docente do ANDES-SN.
O Comando de Mobilização do campus de Parintins promove, a partir das 10h de sexta-feira, aulão de yoga no hall do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ). No mesmo dia, professores, alunos e técnico-administrativos realizarão reunião geral no auditório do Instituto.
A ADUA, em parceria com os diversos grupos que compõem a frente, esclarece que a paralisação da próxima sexta-feira não é restrita à categoria docente, uma vez que os cortes promovidos pelo governo federal deverão acentuar a precarização de serviços como Saúde, Educação e Segurança, entre outros, e atingir trabalhadores de todos os segmentos.
Fonte: ADUA
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)