“Obstáculos tem duas opções: ou você desiste, ou ultrapassa-os.”(Sérgio O Cancioneiro)
Há tantas frases feitas para exprimir certos sentimentos e determinadas situações de dificuldade ou conquistas na vida que,nas adversidades que enfrentei para alcançar a Presidência da FUAM e realizar uma boa gestão, não faltaram orações, textos e leituras que exprimissem aqueles anos e aquelas barreiras, pois tive que matar um leão por dia.
Não bastassem as dificuldades administrativas e as ciladas dos adversários que dormiam ao lado, gerir uma instituição decana da saúde pública, com servidores engajados e politizados, vaidades pessoais e falta de recursos humanos e financeiros não foi e não é fácil!
Encerramos o ano de 1996 já definitivamente na nova sede, parcialmente equipada e mobiliada. Entretanto, como ocupar os espaços saindo de uma sede de 600m² e pouco mais 120 servidores para uma nova de 4200m²? Como responder às expectativas dos usuários antes atendidos em condições precárias porém com excelência técnica e boa vontade, os quais nos cobravam mais por termos mais espaço, agora?
A dificuldade residia basicamente na falta de recursos humanos para darmos conta da demanda que aumentava, expandirmos a cobertura das atividades e sobretudo, implantarmos novos serviços.
Levamos o pleito diretamente ao governador que autorizou a realização de processo seletivo e o concurso para dotarmos a instituição da quantidade adequada de servidores e assim, aos poucos, irmos avançando para a concretização de projetos e demandas rumo à consolidação da FUAM como centro de referência local, nacional e internacional.
Dentre as conquistas alcançadas ainda nos anos finais dessa primeira gestão, estão: a modernização administrativa e a independência orçamentária e financeira, incorporação de 61 novos servidores, a qualificação e requalificação de 90% dos servidores em todos os níveis de formação, a implantação de serviços e tecnologias na área da assistência à saúde, a priorização do servidor como instrumento mais importante da gestão com oferta de serviços odontológicos para servidores e dependentes, projeto de atenção à saúde do servidor, encontros psicodinâmicos, vale alimentação, refeitório digno, cursos e viagens para treinamento e qualificação, entre outros; parcerias com entidades nacionais e internacionais para a ampliação de oportunidades e consolidação da instituição nas áreas de ensino e pesquisa, modernização tecnológica, entre tantas outras conquistas.
Sabia que não havia outras formas de preparar a FUAM para o futuro se não dotasse seu corpo técnico e profissional dos meios e condições apropriados, dando novo gás à equipe para que avançássemos rumo à horizontes alcançáveis porém, desafiadoras.
Em nenhum momento titubeei na determinação de conduzir minha instituição rumo a lugares os quais estavam pré determinados de serem alcançados. Com um planejamento em mãos, com uma equipe animada comprometida e treinada, com coragem, com a ajuda e parceria do governo do estado e sobretudo com fé em Deus, os obstáculos eram transpostos, os espaços eram ocupados e as conquistas obtidas.
Internamente, creio ser esta minha maior conquista, venci e convenci meus adversários os quais passaram a me respeitar, baixar a guarda, serem menos refratários às mudanças e menos preconceituosos e, embora não houvesse uma parceria explícita, eles não eram loucos o suficiente para não reconhecerem em mim com potencial suficiente para gerir a instituição e fazê-la maior do que recebi, em todos os sentidos.
Adotei, como norma e quase obsessão pessoal, uma lista de 41 itens os quais minha gestão deveria implantar, implementar, resolver ou conquistar e acabei meu primeiro mandato deixando de cumprir apenas 2 itens da lista que permanecia ali na minha mesa de trabalho dia após dia. Cada item resolvido, cada conquista alcançada eu marcava e agradecia a Deus como uma vitória de vida. Os servidores mais atentos e os ocupantes de cargos de chefia que dividiam comigo a luta por uma gestão eficiente, sabiam da existência dessa lista e juntos, como se cada item fosse um desafio pessoal, me ajudaram a cumprir com o planejado.
No próximo artigo falarei da minha reeleição ganha com quase 70% dos votos e do segundo mandato com novos desafios e conquistas.Falarei das greves, do rompimento com uma entidade de “apoio”, das ampliações físicas do prédio, da priorização sem exclusivismos, de novas áreas de atendimento na instituição, da transformação em Fundação e da maior e mais importante conquista política e técnica para nossa entidade, Centro Colaborador da OPAS/OMS, entre outros avanços.
Lembram da religiosa de quem falei nos artigos anteriores? Ela voltará a criar dificuldades para a gestão, porém, ardilosa, vaidosa e agarrada aos cargos, se recusava a largar o osso, como o faz até hj. Té logo!
Sds Ronaldo Derzy Amazonas.
Ronaldo Amazonas, ex-diretor da Fundação Alfredo da Matta, um dos mais polêmicos ativistas da internet. Escreve sobre o que lhe vier à cabeça, sempre com uma pegada forte e opiniões muito próprias.
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