Exposições fotográficas comemoram os 22 anos da Esman

A Escola Superior da Magistratura do Amazonas comemora nesta quarta-feira, dia 23 de janeiro, 22 anos de existência. Para celebrar a data, serão promovidas duas Mostras de Fotografia: uma eletrônica, somente nas redes sociais da escola, que irá apresentar momentos da instituição ao longo desse período; e a outra, impressa, vai retratar o trabalho do Poder Judiciário amazonense, com imagens dos fotógrafos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Raphael Alves e Chico Batata (foto acima).

De acordo com o diretor da escola, desembargador Flávio Pascarelli, a intenção é relembrar os diversos momentos da instituição e da atuação do Judiciário Estadual e como os mesmos foram importantes, de alguma forma, para servidores, magistrados e outros profissionais do Direito, além do público em geral. “Esses momentos da nossa vida cotidiana mostram um pouco do que estamos fazendo no Amazonas e da preocupação constante da escola e do tribunal com o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais do Direito, em especial os servidores e magistrados do Estado”, comentou Pascarelli.

A Mostra Eletrônica de Fotografia, que será veiculada somente nas redes sociais da Esmam (Instagram e Facebook), terá como tema os 22 anos da escola. Podem participar servidores, magistrados do TJAM e o público que já esteve em algum evento da Esmam – seja como participante ou palestrante. Os interessados podem enviar até cinco fotos de momentos vivenciados na Escola Superior da Magistratura do Amazonas para o email esmam@tjam.jus.br. As fotos devem estar identificadas com nome e função/instituição do participante, além do evento ou atividade promovida pela escola, e serão selecionadas pelo Núcleo de Divulgação da instituição e depois publicadas nas redes sociais, a partir desta quarta-feira, dia 23. As fotos serão recebidas ao longo deste primeiro semestre. As dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone (92) 2129-6820, das 8h às 14h, de segunda a sexta.

Já a outra Mostra de Fotografia apresentará 12 trabalhos impressos, em tamanho 30cm x 45cm, e que ficarão expostos em frente ao auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, no bairro do Aleixo, em Manaus. As fotografias, que irão mostrar o trabalho do Poder Judiciário no Amazonas, são dos dois fotógrafos da Divisão de Divulgação e Imprensa da Corte Estadual de Justiça, Raphael Alves e Chico Batata, ambos com muita experiência na área.

Raphael Alves, amazonense e servidor do TJAM desde 2008, foi um dos ganhadores do Prêmio Pictures of the Year International (POY) Latam Barcelona 2017, uma das premiações internacionais de fotografia mais conceituadas e respeitadas no mundo, promovida a cada dois anos. A fotografia de Raphael, “Emergindo”, da série “Riversick”, com imagens registradas na área do São Raimundo, bairro da zona Sul de Manaus, foi escolhida como a terceira melhor imagem da categoria “Vida Cotidiana – Individual”, na qual concorreram 1.321 fotografias dos mais renomados fotógrafos do mundo inteiro.

Chico Batata, com quase 30 anos de experiência, é de Santarém (PA) e foi premiado em 2017 com o Prêmio do Ministério Público do Trabalho (MPT), na categoria Jornal Impresso e Fotojornalismo – Região Norte, com a reportagem especial “Amazônia – Do Verde às Cinzas”, assinada junto com a jornalista Mônica Prestes. A matéria, publicada no Jornal A Crítica (Manaus), acompanhou a produção clandestina de carvão e seus impactos na Amazônia. Batata também participou em 2013 da série fotográfica “Tamoios Porangas”, que em tupi-guarani significa “velhas bonitas”. As modelos das fotografias eram senhoras acima de 60 anos, e a exposição, que foi premiada, pretendia valorizar a mulher idosa.

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta