Fotógrafos da Madrugada revelam a história do maior símbolo da cultura amazonense por meio do que, muitas vezes, passa despercebido aos visitantes
Às véspera dos 120 anos do Teatro Amazonas e em comemoração à data, Manaus recebe uma exposição fotográfica com registros únicos, capazes de narrar a história de construção desse, que é considerado um dos mais belos Teatros do Brasil.
A exposição é fruto da curiosidade e de uma vasta pesquisa sobre os aspectos sociais, econômicos, artísticos e políticos que norteiam toda a existência do teatro. Ela começou a ser idealizada em janeiro deste ano pelos fotógrafos da madrugada, um grupo de amigos que se reúne, regularmente, para colocar em prática a paixão pela fotografia. A Sala de Espetáculos, o Salão Nobre, o Espaço Eclético, o Mezanino sobre o Salão Nobre, a Cúpula, o Teto Abobado, o Pano de Boca do Palco, os ornamentos sobre as colunas do pavimento, a fachada, o muro, os jardins, as estátuas, a pavimentação em bloco de borracha, a iluminação, as entradas e saídas enfim, tudo foi observado criteriosamente para ser captado pelo intervalo das cortinas das máquinas fotográficas dos amantes dessa arte.
Esta exposição fotográfica evidencia de forma única e original, elementos do maior símbolo arquitetônico e artístico do norte do Brasil. Por isso, a meta principal dos participantes era produzir algo inédito no circuito fotográfico local, ou seja, um trabalho autoral com um olhar diferenciado do Teatro Amazonas. Assim sendo, foi a pesquisa, o referencial teórico presente em livros, sites e descoberto nas muitas visitas ao Teatro que conduziu, na composição das imagens, os olhares dos fotógrafos: Adriana de Lima, Ellen Gatto, Francisca Simão, Francisco Tote, Sérgio Correa da Costa, Hildebrando Almeida, Jon Santos, Nubia Lima, Rodrigo Lima e Romulo Trindade. Os inúmeros cliques foram feitos entre junho e outubro deste ano e coube, ao curador Carlos Navarro, a difícil missão de selecionar os melhores registros, que mais identificam a proposta da exposição, para ser apreciados pelo público a partir deste domingo, 13 de novembro de 2016.
A exposição “Fragmentos” – 120 anos do Teatro Amazonas será inaugurada neste domingo, 13, às 9h da manhã, no Centro Cultural Palácio Rio Negro para a imprensa e convidados. A visitação ao público será a partir das 11h. Ela ficará aberta ao público até o dia 31 de dezembro de 2016, sempre de terça a sexta de 08h às 14h e aos domingos de 9h às 13h. A entrada é totalmente gratuita.
A realização é do grupo Fotógrafos da Madrugada, com apoio: Governo do Amazonas, Secretaria de Estado de Cultura e patrocínio: Dantas Transportes e Constrel.
Saiba mais:
Teatro Amazonas
Erguido no meio da Amazônia é o maior ícone cultural do Estado do Amazonas. Foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896 na chamada Belle Époque, o período áureo da borracha e segue sendo motivo de orgulho para todos os amazonenses.
É considerada a obra arquitetônica mais destacada no norte do país. No palco já estiveram e ainda passam grandes artistas do Teatro e da música local, nacional e mundial. Destaca-se entre os outros teatros, principalmente, pelo estilo eclético da estrutura e os detalhes únicos da cúpula. É um dos monumentos mais conhecidos do Brasil e símbolo mais notável de Manaus.
A Exposição Fragmentos 120 anos do Teatro vem brindar e saudar o Magnífico das Artes da Amazônia. Bravo!
Os Fotógrafos da Madrugada
O grupo foi fundado em 20 de novembro de 2014 e é formado por fotógrafos amadores e profissionais com experiência em eventos na capital e interior do Amazonas e também fora do contexto Amazônico (Bienais e exposições no grande eixo sulista). Tem esse nome porque as saídas fotográficas sempre começam no fim da madrugada. Eles se dedicam a registrar a Amazônia e seu povo. Atualmente, são 14 integrantes oficiais, sendo que 10 participam dessa Exposição. O grupo segue aberto a novos apaixonados pela fotografia. Mais informações é só procurar a página no facebook: fotografosdamadrugada
Tome nota!
O que? FRAGMENTOS – 120 ANOS DO TEATRO AMAZONAS
Quando? 13 de novembro de 2016, às 9h.
Onde? Centro Cultural Palácio da Justiça situado na Avenida Eduardo Ribeiro, 901 Centro.
Contatos: Nubia Lima 98819-3216
Apoio de divulgação: Ruthiene Bindá
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)