Exploração da imagem de “Patixa Teló” chega ao cúmulo do absurdo e descamba para práticas criminosas

A exploração da imagem do portador de deficiência mental Antônio Luis Souza da Silva, 38 anos, que ficou conhecido popularmente em Manaus como “Patixa Teló”, chegou às raias do absurdo nos últimos dias, depois que alguns frequentadores de uma casa noturna da cidade fizeram e postaram em redes sociais e aplicativos fotos e até um vídeo do personagem fazendo necessidades fisiológicas no banheiro.

“Patixa” é personagem antigo do folclore político amazonense. Desde 1994 ele costumava aparecer em comícios e principalmente na apuração dos votos, no Tribunal Regional Eleitoral, para fazer longos e quase ininteligíveis discursos ora atacando um político, ora defendendo outro.

Perambulando pelas ruas da cidade, na maior parte do tempo, ele sempre sobreviveu da ajuda de amigos. Nos últimos anos, com o advento das redes sociais, algumas pessoas passaram a expor sua imagem folclórica em perfis criados nas redes sociais, sempre em situações cômicas.

O personagem já apareceu defendendo melhores salários para policiais, polemizando com políticos em evidência por causa de escândalos e recentemente envolveu-se em uma polêmica com o deputado Sinésio Campos (PT), que não gostou de ver uma montagem em que sua imagem foi substituída pela de “Patixa”, durante homenagem à ex-BBB Vivian Amorin, na Assembleia Legislativa.

No ano passado os “amigos” tentaram registrar a candidatura de “Patixa” a vereador, mas não conseguiram, por causa dos impedimentos da lei – ele é analfabeto e não tem condições psicológicas de exercer um mandato eletivo. Ainda assim, promoveram carreatas para promover a “candidatura”.

Há alguns dias, os exploradores da imagem de “Patixa” o lançaram candidato a governador na eleição suplementar, que vai escolher o substituto do governador cassado José Melo. Imediatamente surgiram vídeos em que o portador de deficiência faz discursos inflamados falando de uma “plataforma de governo”.

Nas redes sociais, os perfis criados em nome de “Patixa” têm muitos acessos e curtidas.

Na última semana, entretanto, a exploração da imagem dele descambou para a baixaria e para situações criminosas. Primeiro, foram divulgadas fotos dele nu, de frente de costas, aparentemente no banheiro de uma academia. No final de semana, um grupo filmou e fotografou “Patixa” fazendo necessidades fisiológicas no banheiro de uma casa noturna, nas proximidades da Arena da Amazônia.

Os rapazes estavam aparentemente bêbados, enquanto o portador de deficiência se mostrava mais preocupado em satisfazer suas necessidades, não se importando com os celulares à sua frente.

O caso causou enorme comoção e revolta nas redes sociais, com pedidos de providência às autoridades, que o blog endossa.

“Patixa” registrou Boletim de Ocorrência no 12º Distrito Integrado de Polícia Foto acima).

Aqui, a imagem que configura abuso, com intervenções do blog:

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. Norberto

    Patixa Teló transpassou as fronteiras estaduais do Amazonas e passou a ser figura de expressão nacional. Merece respeito e proteção dos cidadãos e instituições.

Deixe uma resposta