Expectativa é para saber se Amazonino e David vão ao primeiro debate, na Band

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Seguindo a tradição, a Band Amazonas realiza o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira, 1º de outubro, às 21h30 (ao vivo). A expectativa geral gira em torno da presença dos primeiros colocados nas pesquisas. Enigmática, a assessoria de Amazonino Mendes (Podemos) diz que ele só irá a debates onde a renovação de ar seja garantida. Já os assessores de David Almeida (Avante) dizem que ele vai avaliar a ida ao programa, se o principal concorrente se ausentar.

Em 2020, a Band Amazonas aposta na prata da casa para mediar o debate. A apresentação é do jornalista Neto Cavalcante, apresentador do Band Cidade e que há oito anos integra o Grupo Bandeirantes de Comunicação. O Diretor-Geral da emissora, Diego Trajano, reforça a importância do primeiro encontro entre os candidatos na Band. ”O primeiro debate dá o tom da campanha e, além disso, oferece ao eleitor a primeira oportunidade de fazer comparações já que até aquele momento ainda não tinha visto os candidatos frente a frente”, avalia Trajano.

Devido à pandemia do coronavírus, a estrutura da Band Amazonas passa por sanitização regularmente. Um novo procedimento de desinfecção será feito no dia anterior ao programa. Além disso, os estúdios e as salas ficarão lacrados até a chegada dos candidatos. Diferente dos debates passados, a presença de assessores será limitada a três por cada candidato. A imprensa devidamente credenciada receberá, instantaneamente, todo material do evento da equipe da emissora de forma online. O distanciamento social será observado dentro do estúdio e os púlpitos contarão com frascos de álcool em gel. Os candidatos serão obrigados a ficar com a máscara durante o debate, só podendo retirá-la, caso queiram, na hora de responder às perguntas.

O primeiro debate da corrida eleitoral Manauara será transmitido na TV aberta pelo canal 13.1 ou pela Net no canal 518 para Manaus e 22 municípios do Amazonas com transmissão simultânea nos canais digitais da emissora no Facebook e no YouTube (Band Amazonas). O público também poderá acompanhar os bastidores do evento nos perfis da Band Amazonas no Twitter, Instagram e Facebook (@bandamazonas).

O debate terá cinco blocos com os candidatos podendo discutir e apresentar propostas para os principais problemas da cidade. O primeiro e último blocos serão usados para apresentação dos candidatos e considerações finais. E de forma inédita no Amazonas, cada candidato terá dois minutos (cronometrados) no segundo, terceiro e quarto blocos para um duelo com o oponente. O cronômetro vai ser disparado pelos próprios candidatos por meio de dispositivo instalado no púlpito. Nesse tempo, eles podem falar de temas variados, fazer perguntas e responder questionamentos obedecendo as regras de não ofender a honra do debatente. O objetivo é dar maior dinamismo ao debate e deixar os candidatos mais à vontade, no controle total do próprio tempo. ”Não temos dúvidas do sucesso na audiência pelo formato escolhido para este debate”, comemora Trajano.

Direito de resposta: em caso de ofensa moral e/ou pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá a avaliação do pedido ao comitê formado por advogados indicados pela OAB-Amazonas. Na hipótese de deferimento do pedido de resposta, será concedido tempo mínimo de um minuto ou tempo equivalente à possível agressão.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta