Ex-prefeito de Manaus recebe medalha na Assembleia Legislativa

O ex-prefeito de Manaus e ex-deputado federal, José de Oliveira Fernandes, foi homenageado na manhã desta quarta-feira (8) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com a Medalha Ruy Araújo.

O autor da homenagem é o deputado estadual Wanderley Dallas (PMDB), que concedeu ao ex-prefeito  a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual, sendo concedida como homenagem esecial a quem se distingue por seus méritos e atuação na sociedade amazonense.

A entrega da medalha a José de Oliveira foi feita pelos deputados Wanderley Dallas e Belarmino Lins, que presidiu a Sessão Especial, e pelo ex-deputado estadual Miquéias Fernandes, que é irmão do homenageado.

Wanderley Dallas disse que a homenagem é um reconhecimento do Parlamento Estadual aos relevantes serviços prestados por José Fernandes ao Amazonas.

Dallas lembrou ainda a trajetória do ex-prefeito, que nasceu no município do Careiro, filho de pastor evangélico e se formou em Direito, Economia e Teologia; tendo sido deputado federal por três vezes e prefeito de Manaus de 1978 a 1982, na época que este cargo era conferido por nomeação.

Como prefeito, José de Oliveira Fernandes deu início ao processo de expansão da Zona Leste, com a fundação dos bairros São José I e II, além da construção da Avenida Brasil, na zona oeste, um das principais da cidade.

“José Fernandes sucedeu um grande prefeito, que foi Jorge Teixeira, e não deixou nada a desejar”, declarou Dallas, afirmando também que Fernandes prestou um grande trabalho ao povo do Amazonas, e por essa razão considera “muito justa a entrega da comenda a esse homem”.

O homenageado lembrou sua trajetória na vida pública e principalmente seu compromisso pelo desenvolvimento do Estado e bem estar do povo amazonense.

Fernandes declarou que recebe a homenagem com muita satisfação e alegria por ser lembrado e ter reconhecido o seu trabalho. “Agradeço a Deus por me permitir viver essa emoção e agradeço muito a todos os deputados pela homenagem”, concluiu.

Representando na solenidade o governador Amazonino Mendes, o secretário do Trabalho, Dallas Filho, disse que falar da vida do homenageado é também falar da história recente de Manaus e do Amazonas, sem deixar de lado sua dedicação à igreja Assembleia de Deus do Amazonas.

“O povo amazonense e os membros da igreja Assembleia de Deus sabem a importância do pastor José de Oliveira Fernandes para o desenvolvimento de Manaus”, destacou o secretário.

Homenageado

José de Oliveira Fernandes nasceu no município do Careiro (88 km distante de Manaus), em dezembro de 1943. Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1970 tornou-se professor titular desta instituição de ensino. Neste mesmo ano assumiu o cargo de assessor do Departamento de Estradas de Rodagem do Amazonas (Dera). Foi nomeado secretário de Transportes em 1975 pelo governador Enoque Reis.

Em 1978, foi eleito deputado federal, licenciando-se em seguida para assumir a prefeitura de Manaus, após a nomeação do governador José Lindoso. Ficou no cargo até o ano de 1982, quando renunciou para se reeleger deputado federal. Em 1988 foi eleito para o terceiro mandado na Câmara dos Deputados, e participou da Assembleia Nacional Constituinte, responsável pela Constituição Federal de 1988.

Na década de 1990 atuou como diretor-geral da Rede Boas Novas de Televisão. Foi também secretário de Habitação e Urbanismo e secretário de Obras no segundo governo de Amazonino Mendes.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta