Estudante vai representar o Amazonas no Parlamento Mercosul

O estudante Matheus Almeida dos Santos, 17, aluno da Escola Estadual Benedito Almeida, antigo Centro Educacional Berenice Martins, localizada no bairro Mauazinho, na zona leste da capital, foi escolhido para representar o Amazonas na 5ª edição do Parlamento Juvenil Mercosul, pelos próximos dois anos. O secretário de Estado de Educação, Luiz Castro, recebeu o estudante nesta segunda-feira (10/05).

O projeto a ser desenvolvido pelo estudante dentro do Parlamento Juvenil Mercosul integra o “Voz Ativa” uma iniciativa desenvolvida na comunidade escolar junto com moradores do bairro desde 2015. O objetivo da ação é promover a inclusão social e afetiva de alunos da escola em risco social. “Nosso intuito é fazer o acolhimento de colegas em situação de vulnerabilidade, como os que passam por violências no âmbito familiar ou que passam necessidades em casa, por exemplo”, explicou Matheus.
 
Para o estudante, a seleção para Parlamentar Juvenil só foi possível graças ao apoio dos colegas da escola, que votaram e comemoram junto. “Todos ficamos muito felizes porque é uma premiação difícil, depende de votos de muitos alunos. A minha expectativa agora é que as pessoas vejam que nós, enquanto estudantes, podemos dar voz à nossa comunidade e trabalhar para mudar nossa realidade”, destacou.
 
O estudante foi comunicado do resultado por meio de comunicação oficial do Ministério da Educação (MEC), onde foi convocado para participar da cerimônia de posse que será realizada no dia 18 de julho, em Brasília (DF), e também participar do curso de formação, junto a outros 26 jovens parlamentares, com o objetivo de serem capacitados ao exercício das atividades de seus mandatos. Todas as despesas dos jovens e seus responsáveis são custeadas pelo MEC.
 
O secretário de Estado de Educação, Luiz Castro, parabenizou o estudante pelo feito e mérito, ressaltando que a atual realidade exige propostas que cada vez mais unam e construam uma sociedade cada vez melhor, e que é muito satisfatório e gratificante observar que boas e válidas ideias e projetos surjam da comunidade escolar. “É muito bom ver o ativismo jovem aliado às ideias de melhoria da realidade enfocando a sociedade de modo geral e seus problemas. O caminho é esse e contem com nosso apoio e incentivo de sempre”, afirmou.
 
Além do estudante eleito, participaram do encontro, coordenadores do projeto na Seduc, apoiadores e alunos da escola membros do Grêmio Estudantil parceiros no desenvolvimento do projeto.
 
Parlamento Juvenil do Mercosul – o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), do Ministério da Educação (MEC), que proporciona aos jovens estudantes de nível médio público dos países membros e associados do bloco, um espaço de encontro e diálogo. O objetivo é incentivar o protagonismo juvenil para geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. Os participantes, além de ampliarem seus conhecimentos, vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates que lhes permitem fortalecer a capacidade para expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para formulação de propostas que reflitam suas necessidades.
 
A seleção para a iniciativa ocorre a cada dois anos e para participar o jovem deve ficar atento ao edital de convocação que é publicado no portal e redes sociais do MEC, além do site do PJM (pmj.mec.gov.br).

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta