Em entrevista nesta última segunda-feira (26), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) anunciou que sua vice será uma mulher sem mandato e com experiência política, confirmando diálogo com diversos partidos para sua chapa à Prefeitura de Manaus. O anúncio confirmou possíveis conversas com a defensora pública Carol Braz (MDB-AM) que, confirmada como companheira de chapa do parlamentar, tiraria seu partido do palanque do prefeito David Almeida (Avante), que vem cultivando uma parceria com o senador Eduardo Braga, presidente estadual da legenda.
Segundo Amom, informou também que sua vice precisa ter conhecimento sobre os processos e mecanismos de funcionamento do governo, além de familiaridade com os desafios do Amazonas.
Carol Braz foi candidata ao Governo do Amazonas pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT-AM), sendo a quinta colocada do pleito de 2022 com 87.114 votos. Sua campanha concentrou seus esforços na capital, tendo 7% dos votos em Manaus. Já no interior, realizou visitas de campanha somente nos municípios de Itacoatiara, Iranduba e Parintins. Antes disso foi secretária de Estado da Justiça e Cidadania, no primeiro mandato de Wilson Lima (União Brasil).
Vale ressaltar que Humberto Michiles, do Cidadania-AM, declarou apoio a Eduardo Braga (MDB-AM) no segundo turno das eleições de 2022, após Carol Braz, anteriormente no PDT e agora filiada ao MDB, decidir apoiá-lo. Não é a primeira vez que os caminhos de Carol e Amom se cruzam. Ainda nas vésperas da eleição passada de 2022, estiveram em conversas; no entanto, não avançaram após uma reunião definitiva com Carlos Lupi, presidente nacional do PDT.
Carol já foi juíza de direito, escrivã de polícia e secretária da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc-AM) em 2019. Agora, exerce o cargo de defensora pública do Amazonas, coordenando o Núcleo Especializado em Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem).
No cargo, ela articulou a construção da Casa da Mulher Brasileira em Manaus e recebeu o troféu nacional Prêmio Innovare, considerado o “Oscar” da área do Direito, pelo projeto “Órfãos do Feminicídio”. Este projeto oferece atendimento jurídico e psicossocial, através da Defensoria Pública, para crianças e adolescentes órfãos das vítimas do crime de feminicídio.
Esse projeto inspirou uma lei federal aprovada pelo Congresso Nacional em outubro de 2023, de autoria da deputada federal Maria do Rosário (PT), que concede uma bolsa de um salário mínimo para órfãos do feminicídio de até 18 anos, mediante comprovação de necessidade.
Atualmente, ela está liderando um projeto em parceria com a indústria, chamado ‘Jornada da Mulher na Indústria’, no qual o núcleo de proteção à mulher da Defensoria Pública do Amazonas visita as fábricas que compõem o CIEAM para realizar palestras de conscientização sobre os direitos das mulheres. Essas palestras são realizadas em parceria com a ABRH e o Grupo Mulheres do Brasil.
A repercussão da entrevista de Amom gerou diversas especulações sobre o nome de Carol Braz nas redes sociais, devido à sua carreira jurídica e administrativa repleta de realizações premiadas, bem como à sua expressiva votação no último pleito na capital.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)