Entidade que representa juízes tem eleição mais disputada e tumultuada de todos os tempos hoje

A juíza Rebeca Mendonça e o juiz Luiz Márcio Albuquerque disputam hoje a presidência da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon). É a maior e mais acirrada disputa de todos os tempos, surgida a partir de um “racha” no grupo que domina a entidade há pelo menos uma década.

Mendonça é a candidata da situação. Tem apoio do atual presidente, o juiz Cássio Andrè Borges dos Santos, e do grupo que o segue. Albuquerque tem o apoio e a participação na chapa do influente desembargador Flávio Pascarelli e do atual presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Yedo Simões.

A campanha eleitoral foi marcada por acusações de lado e a lado e por uma série de boatos, notícias “plantadas” na mídia e muita agitação nos bastidores.

No período, Santos se desentendeu com Simões e prometeu denunciar o presidente ao Conselho Nacional de Justiça, por abuso de autoridade. No início da semana, o site The Intercept colocou ainda mais lenha na fogueira ao publicar postagem acusando desembargadores de favorecer os filhos em concursos públicos. E hoje um áudio em que o atual presidente da Amazon ofende adversários vazou.

A Amazon tem importância simbólica, pela represetatividade que ostenta. A disputa é pela liderança política da magistratura e não por qualquer benefício pecuniário ou pessoal.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta