Em noite de FlaxFlu, oito bares são fechados e duas pessoas presas por descumprir as regras

Na noite desta quarta-feira (15/07) e madrugada de hoje (16/07), a Central Integrada de Fiscalização (CIF) atuou em diferentes zonas da capital amazonense para acompanhar de perto o cumprimento do decreto governamental de retomada da economia e combate ao novo coronavírus. Foi uma operação excepcional, em função da grande expectativa que havia para o jogo entre os gigantes cariocas Flamengo e Fluminense, decidindo o campeonato do Rio de Janeiro. Oito bares foram fechados, oito veículos removidos por irregularidades e duas pessoas presas.

A operação conjunta entre órgãos estaduais e municipais percorreu áreas de Manaus onde havia grande aglomeração de pessoas. O coordenador da operação nesta noite, tenente-coronel Fábio Honda, explicou que a CIF foi acionada para fiscalizar o cumprimento dos decretos governamentais e possíveis irregularidades no âmbito de qualquer órgão participante da ação.

“Não é comum termos essa CIF em uma quarta-feira, mas como tínhamos um grande jogo sendo realizado, sabíamos que poderia gerar aglomerações em locais, como de fato foi constatado”, afirmou Honda.

Irregularidades

Entre as principais irregularidades, foram identificadas aglomerações de pessoas em determinados locais, veículos estacionados de maneira irregular e bares com mesas em local proibido.

Dos oito bares fechados, três extrapolaram o horário permitido e cinco estavam lotados e com mesas pela rua. Na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital amazonense, uma grande aglomeração foi dispersada. No local, tinham diversos veículos estacionados no meio da via e mais de 200 pessoas aglomeradas.

Trânsito

O Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), realizou 39 autuações e removeu sete motocicletas e um carro. As principais infrações foram de condutores sem documentação, recusa de alcoolemia, lacre de placa rompido, entre outros.

Dois homens foram presos e apresentados no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sendo um por alcoolemia e desobediência, e outro por desobediência e desacato.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) notificou sete condutores por estacionamento irregular, três motociclistas sem capacete, um com veículo estacionado em esquina e outro por desobedecer ordem de parada.

Órgãos participantes

Participaram da ação a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), Polícia Militar, Neot/Detran-AM, Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), Immu, Casa Militar municipal, entre outros.

A população pode auxiliar no trabalho da CIF por meio de denúncias ao 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), ou ao 181, o Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta