É preciso avançar ainda mais

Por José Ricardo Weddling*

A Assembleia Legislativa aprovou hoje  a criação do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção, de autoria do Executivo Estadual. Votei a favor da proposta, pois é importante a criação desse comitê que será vinculado à Controladoria Geral do Estado.

Contudo, não basta apenas criar leis, é necessário também mudança de atitude e comportamento, tanto do Executivo, quanto do Legislativo e Judiciário. Defendo o fortalecimento da Controladoria, visto que, sua estrutura é ainda muito reduzida, principalmente em relação à equipe de trabalho.

Em nível nacional, já avançamos bastante no combate à corrupção, mas o papel das controladorias dos estados é fundamental, bem como dos municípios. Inclusive, aqui na Assembleia, já aprovamos a Frente de Combate à Corrupção, proposta de minha autoria, importante para exterminar esse mal que tanto prejudica nosso estado e o país. Além disso, uma das propostas que surgiu da Conferência Nacional de Transparência e Controle Social é a de que em todos os municípios tenha sua controladoria  funcionando com uma boa estrutura.

Lutar para que isso aconteça é papel desse parlamento, e agora teremos uma estrutura do Governo para que possamos prevenir e combater atos de corrupção. Por isso, defendo que representações da Assembleia Legislativa estejam garantidas nesse Comitê.

*O autor é economista e deputado estadual pelo PT