fbpx

Donos de bares e restaurantes saem de reunião com Wilson anunciando nova flexibilização. Veja o que muda

O presidente em exercício da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas, Jean Fabrizio, saiu de uma reunião com o governador Wilson Lima (PSC) hoje pela manhã. na Secretaria de Estado da Administração, anunciando que haverá nova flexibilização no horário de funcionamento deste tipo de estabelecimento, beneficiando até os flutuantes da orla de Manaus. O Governo confirma a informação, mas divulgou nota em que relata a preocupação com a situação dos hospitais, a ponto de suspender a “Operação Gratidão”, que recebia pacientes de Estados vizinhos colapsados

Os empresários apresentaram pleitos ao governador durante o encontro, mas o governador afirmou que, embora haja redução de casos, óbitos e internações por Covid-19 no Amazonas, a taxa de transmissão (Rt) ainda é considerada alta, o que requer a manutenção das medidas de prevenção, como distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos. O índice está em 0,92, o que significa que cada 100 infectados transmitem para outras 92 pessoas.

Wilson Lima alertou que é preciso manter os cuidados, observando o comportamento da pandemia na Europa e no Brasil, onde a situação de grande pressão sobre os sistemas de saúde tem ampliado a disputa por insumos, medicamentos e recursos humanos.

“Não tenho mais condições de continuar com a ‘Operação Gratidão’, que recebe pacientes de outros estados, e só temos condições de fazer operações de urgência e emergência. Isso porque o Ministério da Saúde requisitou dos fabricantes todos os kits de intubação para UTI e está liberando, na medida do possível, para os estados, enviando apenas para uma semana”, disse o governador.

Na oportunidade, Wilson Lima ouviu as propostas dos associados da Abrasel e informou que algumas medidas serão flexibilizadas a partir do próximo decreto, que entrará em vigor na segunda-feira (05/04).

“A gente agradece a oportunidade, é muito interessante esse diálogo. A gente entende as necessidades das restrições, que são necessárias nesse momento de finalzinho de segunda onda, mas de pandemia ainda, e sempre cumpriremos com as normas que a FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) indicar, sejam elas distanciamento, capacidade e as proteções de todos os nossos usuários e funcionários”, disse o proprietário do flutuante Sedutor, Rafael Moura.

Confira o que muda:

Restrição de circulação

  • A circulação está restrita da 0h às 6h

Escritórios

  • 50% de ocupação, no período entre as 8h e 16h, de segunda-feira a sexta-feira, evitando a presença de maiores de 60 anos ainda não vacinados com as duas doses e portadores de comorbidades reconhecidas pelo PNI.

Shopping centers

Galerias e mini-shoppings funcionam no mesmo horário das lojas de rua.

Escolas

  • Fica facultado o funcionamento também das escolas do ensino médio e cursos livres da rede privada.
  • Também fica permitido o funcionamento do Colégio Militar de Manaus (CMM), administrado pelo Exército.

Delivery e drive-thru de restaurantes

Permitidas as atividades de delivery de restaurantes e lanchonetes, durante as 24h, ficando autorizado o funcionamento na modalidade drive thru, no período de 6h até as 23h.

Consumo no local

  • Restaurantes e bares(funcionando como restaurante) poderão abrir para o público das 6h às 23h, de segunda-feira a sábado, com até 50% de ocupação.
  • Aos domingos, das 07h às 16h.

Flutuantes

  • Flutuantes que funcionam como restaurante, no seu CNAE primário ficam autorizados a abrir das 09h às 16h, sem música ao vivo e com 50% de ocupação. De segunda a domingo.

Feiras e mercados

  • Feiras da ADS e dos Produtores que vendem direto à população podem funcionar das 16h às 20h.

Balneários

  • Podem funcionar segunda a domingo, das 7h às 16h, com 50% de ocupação.

Barco-hotel

  • Permitido o funcionamento, desde que os hóspedes não tenham contato com comunidades tradicionais ribeirinhas (não podem descer do barco).

Marinas

  • As marinas e os cursos de arrais amador, ficam autorizadas a abrir das 6h às 16h, de segunda a domingo.

Transporte a jato

  • O transporte em embarcações a jato poderá ser realizado com 70% da ocupação, especificamente para viagens de até 1 hora de duração.

Validade

15 dias, a partir de segunda-feira, dia 5 de abril

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta