Doações de máscaras, EPIs e outros insumos chegam de todo lado ao Amazonas

Máscaras de todos os modelos, em grande quantidade, doadas por grupo empresarial e pela Associação dos Coreanos do Estado; equipamentos de proteção individual entregues pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e roupas destinadas aos carentes por uma grande rede de lojas são algumas das novidades da corrente do bem que se instalou no Amazonas nos últimos dias.

O Governo do Estado recebeu, na manhã desta quinta-feira (30/04), um lote de 50 mil máscaras cirúrgicas doadas pela empresa Michelin, uma das principais fabricantes de pneus do país. O material será destinado aos profissionais da saúde que atuam no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz e Hospital de Combate ao Covid-19, na Nilton Lins, duas unidades de referência no atendimento aos casos do novo coronavírus.

A doação foi recebida na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), responsável por controlar a entrada e saída de insumos adquiridos e doados ao Governo do Amazonas. Segundo o tenente-coronel Francisco Ferreira Máximo Filho, secretário executivo da Defesa Civil e coordenador do Comitê de Crise do Covid-19, a iniciativa privada tem dado importantes contribuições no enfrentamento à pandemia.

“Em tempos difíceis, como os que estamos enfrentando, é extremamente importante esse somatório de esforços, e aqui temos mais uma demonstração de comprometimento junto ao Governo do Estado, sobretudo com relação à sociedade amazonense. O governo também tem feito a sua parte, graças a Deus não temos enfrentado problemas com desabastecimento, mas todas a doações nesse sentido são importantes porque o consumo nesse momento é muito elevado”, disse.

Para o gerente de produção da Michelin, Arlindo Gonzales, a doação reflete o compromisso da empresa com o Amazonas, que abriga um dos seus complexos industriais. “É um momento em que a sociedade está enfrentando um grande desafio e nós estamos muito contentes de poder contribuir com essa doação”, afirmou.

“Dentro da empresa também fazemos a contenção da doença, os nossos colaboradores usam máscaras, seguimos todas as medidas e protocolos de segurança possíveis para proteger nossas pessoas, mas a gente sabe que a sociedade aqui fora também precisa de ajuda, além dos profissionais da saúde, que precisam da nossa atenção e do nosso carinho”, acrescentou a gerente de RH da Michelin, Isabela Nunes.

BID DOA EPIS
 
O Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), em ação de ajuda humanitária aos estados e municípios com convênios ativos,  destinou para a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, através do Programa de Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam), mais de R$ 1,2 milhão para a compra de  Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além de atender  os servidores da educação que permanecem em atividades no projeto “Aula em Casa” e do programa “Merenda em Casa”, a instituição autorizou, ainda, a doação da maior parte da compra para a Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
A primeira parte dos itens foi entregue na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) nesta quarta-feira (29/04). De lá será feita a distribuição do material entre as unidades de saúde. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Educação com recursos oriundos do Contrato de Empréstimo nº 2.992/OC-BR.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Luis Fabian Barbosa, o BID liberou em torno de R$ 1,2 milhão para ajudar no combate a pandemia do novo coronavírus. “Esse é um apoio que o BID, ciente da importância e da gravidade do momento, concedeu em operação de crédito ao Governo do Amazonas. Eles têm tomado essa medida em outros estados e cidades com programas ativos. É uma ajuda humanitária”, ressaltou o secretário Luis Fabian sobre a doação.
Essa foi a primeira remessa autorizada pelo BID. Dentre os itens, estão: luvas (50 mil), máscaras (9 mil), toucas (120 mil) e aventais (3,4 mil) e sapatilhas descartáveis (100 mil). Também está sendo adquirido álcool etílico, que deve ser entregue na próxima semana junto a uma nova quantidade de EPIs. Ao todo, serão mais de 400 mil itens de EPIs adquiridos como doação do BID.
COREANOS TAMBÉM AJUDAM
O Governo do Amazonas, por meio do Hospital Delphina Aziz, referência em casos de Covid-19 no Estado, informou, nesta quarta-feira (29/04), o recebimento de 2.800 máscaras de proteção impermeáveis, 90 máscaras do tipo N95 e 300 unidades de máscaras de tecido doadas pela Associação Brasileira de Coreanos. A unidade hospitalar recebeu, ainda, um lote com duas mil máscaras de proteção da empresa multinacional 3M Company. As doações das duas empresas somam um total de 5.190 máscaras de proteção.
 
As entregas aconteceram ao longo da terça-feira (28/04). O Hospital Delphina Aziz destacou que, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram distribuídos entre os funcionários da unidade sendo que, as máscaras N95 e as impermeáveis serão usadas pelos profissionais ao longo do trabalho dentro do ambiente hospitalar. Já as máscaras de tecido devem ser usadas fora do expediente.
 
Desde as primeiras medidas adotadas pelo Governo do Estado para contenção do novo coronavírus (Covid-19), empresas de diversos segmentos do setor privado tem apoiado o combate à doença por meio de doações.
RIACHUELO DOA ROUPAS

Prefeitura de Manaus recebeu nesta quarta-feira, 29/4, a doação de 25 mil peças de roupas das Lojas Riachuelo, por meio do Fundo Manaus Solidária. Os itens de vestuário foram doados para a campanha #ManausSolidária em alusão ao Dia das Mães, que acontece no próximo dia 10/5, e serão destinados às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade atendidas pelos espaços de acolhimento mantidos pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e também para entidades parceiras.

A doação faz parte de uma campanha de ações beneficentes das Lojas Riachuelo e acontece em meio à situação de crise causada pela pandemia de Covid-19, onde o número de pessoas que se encontram em vulnerabilidade é crescente. As peças de roupas doadas são do gênero feminino, em todos os tamanhos, e passarão por um processo de triagem que determinará a melhor forma de distribuição dos donativos.

Representando a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, a vice-presidente Mônica Santaella, acompanhou a entrega e agradeceu a doação. Para ela, esse é um momento em que as mobilizações de solidariedade ganham maior importância.

“Em nome do prefeito Arthur Neto e da nossa primeira-dama, Elisabeth Ribeiro, agradeço às Lojas Riachuelo pela solidariedade, por essa iniciativa de colaboração não somente com a prefeitura, mas principalmente com o povo de Manaus durante este momento complicado pelo qual estamos passando. É um período muito difícil e essas doações irão beneficiar muitas pessoas que estão precisando”, disse. 

 

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta