Distribuição de mudas em Manaus deu certo e agricultores colhem uma tonelada de pitaya

Prefeitura de Manaus, por meio do programa “Manaus + Agro”, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), garantiu a colheita de uma tonelada de pitaya em 2024, após produtores rurais serem beneficiados com a entrega de 80 mil mudas no ano passado.

O fomento, com a doação das mudas de pitaya realizada pela Semacc, com apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Inovação (Semtepi), previa que a primeira grande colheita seria realizada em 2024, no período de safra da fruta que, com apoio da gestão do prefeito David Almeida, está cada vez mais presente nos mercados e feiras da cidade, gerando emprego e renda aos produtores da zona Rural da cidade.

“Nós temos nove polos produtivos na zona rural de Manaus e o nosso programa ‘Manaus + Agro’ atua para ampliar a produção, dando suporte técnico, insumos e equipamentos, gerando mais renda para os agricultores. E essa produção aumentada ainda nos ajuda a incluir essas frutas e hortaliças na nossa merenda escolar”, explicou o prefeito David Almeida.  

O incentivo ao cultivo de pitaya também vem garantindo a inserção do fruto na merenda escolar nas unidades de ensino da rede pública municipal. A Prefeitura de Manaus atua para que a cidade se torne uma potente produtora e exportadora da fruta.

O programa “Manaus + Agro” foi lançado pela gestão do prefeito David Almeida, para atender diversos eixos de atuação em diferentes pólos de produção, sendo um modal da gestão municipal que fortalece as comunidades rurais, fomenta o setor produtivo e promove a integralização entre os órgãos que atuam no campo.

Em 2023, o programa beneficiou mais de 2 mil produtores rurais com a distribuição de insumos, mudas e sementes, adubos e alevinos. Além disso, a prefeitura também está capacitando os produtores e melhorando as condições de trabalho, como a mecanização agrícola.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta