Detran-AM anuncia rigor na fiscalização a partir de hoje

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai intensificar as ações de fiscalização e educação para o trânsito no período do Réveillon em todas as zonas de Manaus. O objetivo é prevenir acidentes através da conscientização dos motoristas sobre a importância dos itens de segurança (capacete e cinto de segurança) e quanto aos perigos da ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir. As ações irão ocorrer a partir desta sexta-feira (28/12) e vão até a madrugada de terça-feira (01/01).

O trabalho será desenvolvido em duas frentes. A primeira fará visitas a locais de aglomeração de pessoas para abordagens pedagógicas para estimular uma reflexão sobre os perigos da combinação álcool de direção. A segunda será por meio de blitz para o cumprimento da Lei Seca.

O diretor presidente, em exercício, do Detran-AM, Rodrigo de Sá, explica que o objetivo do trabalho é inibir a prática de motoristas que costumam beber e dirigir. “O consumo de bebida alcoólica é mais comum neste período por conta das confraternizações, com a intensificação das blitz, principalmente, a da Lei seca, o Detran pretende reduzir ainda mais o número de acidentes e assim, preservar vidas”, afirma o diretor.

O órgão contará com a parceria da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Baptran) e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Serão escalados no período das festividades de final de ano, cerca de 50 agentes de fiscalização e de educação de trânsito que estarão nas ruas 24 horas para garantir a segurança do trânsito e evitar acidentes.

No dia 31 de dezembro as ações serão concentradas nas zonas leste, sul e oeste onde serão realizadas as festa de réveillon da prefeitura de Manaus. Os pontos de concentração serão respectivamente, Shopping Phelippe Daou, no bairro do Jorge Teixeira, Amarelinho no Educandos e no Anfiteatro da Ponta Negra.

Blitz Educativa – As blitz educativas irão abordar as pessoas que estão nos bares ou em outros locais de entretenimento onde haja consumo de bebida alcoólica. A intenção é prestar esclarecimentos, tirar dúvidas, mostrar como é o teste do bafômetro e, principalmente, provocar uma mudança de comportamento nos condutores para que não assumam mais o risco de dirigir sob o efeito do álcool.

A gerente da Educação para o Trânsito do Detran-AM, Mitza Brasil, lembra que a prevenção de acidentes não significa apenas dirigir em condições de sobriedade. “É necessário que o condutor utilize corretamente os itens de segurança como cinto e capacete, no caso dos motociclistas. Também é importante que o veículo esteja em bom estado. Tudo isso contribui para evitar acidentes e promover um trânsito mais seguro”, afirma.

LEAVE A REPLY