Descubra como a Inteligência Artificial tem ajudado pacientes em tratamentos odontológicos

As inovações e tendências na Inteligência Artificial (IA) vão muito além da aplicação prática no dia a dia, como aplicativos, comandos de voz e assistente virtual. Ela está moldando também o futuro dos cuidados com a saúde odontológica. A aplicação da (IA) na odontologia tem evoluído rapidamente e tem oferecido  benefícios significativos em diversas áreas para facilitar a rotina do profissional e o tratamento do paciente. 

Diagnóstico e Detecção de Doenças

Os sistemas de IA podem analisar imagens radiográficas e tomografias computadorizadas para auxiliar na detecção precoce de cáries, doenças periodontais e outras condições bucais.

Algoritmos de aprendizado de máquina podem ajudar a identificar anomalias em imagens de radiografias, permitindo um diagnóstico mais preciso. “É inegável que vivemos em uma era de avanços tecnológicos exponenciais, e a inteligência artificial (IA) emerge como uma força transformadora, especialmente no setor da saúde”, afirma o cirurgião-dentista Paulo Zahr, também presidente do Grupo OdontoCompany.

Análise de Dados Clínicos

A IA pode processar grandes conjuntos de dados clínicos para identificar padrões e correlações que podem ajudar na pesquisa odontológica e na melhoria dos protocolos de tratamento, como por exemplo, na identificação de cáries:  “essa aplicação de IA não substitui a avaliação de um dentista, mas atua como um auxiliar importante, permitindo que os profissionais identifiquem áreas de preocupação com maior rapidez. A detecção precoce de cárie dentária pode levar a intervenções mais simples e menos invasivas, melhorando a experiência do paciente e preservando a saúde bucal a longo prazo”.

Planejamento de Tratamento

IA pode ser usada para analisar dados clínicos e radiográficos do paciente, ajudando na criação de planos de tratamento personalizados e otimizados. Os sistemas de suporte à decisão baseados em IA podem sugerir opções de tratamento com base em casos semelhantes anteriores.

“A análise de radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas (TC) na detecção de doenças periodontais e outras condições bucais, agilizam o processo de diagnóstico e permitem um tratamento mais eficaz. Essa aplicação de IA não substitui a avaliação de um dentista, mas atua como um auxiliar importante, permitindo que os profissionais identifiquem áreas de preocupação com maior rapidez. A detecção precoce de cárie dentária pode levar a intervenções mais simples e menos invasivas, melhorando a experiência do paciente e preservando a saúde bucal a longo prazo”, relata Paulo Zahr.

Robótica na Cirurgia Dentária

Já os sistemas robóticos assistidos por IA estão sendo desenvolvidos para auxiliar em procedimentos cirúrgicos odontológicos, proporcionando maior precisão e controle. “Essa abordagem personalizada não apenas melhora a precisão do procedimento, mas também reduz o tempo de recuperação pós-cirúrgica e aumenta as chances de sucesso a longo prazo. Além disso, alguns sistemas podem simular virtualmente o resultado final do tratamento, permitindo que os profissionais de saúde e pacientes visualizem antecipadamente o impacto estético e funcional do procedimento”, explica Zahr.

A colocação de  implantes dentários também pode ser revolucionada com a IA, segundo o dentista: “ o tratamento requer uma abordagem altamente personalizada, levando em consideração a anatomia única de cada paciente. Algoritmos de IA são utilizados para analisar imagens de tomografias computadorizadas tridimensionais (3D) e reconstruir modelos digitais detalhados da anatomia bucal do paciente. Com base nessas reconstruções digitais, a IA pode otimizar o planejamento do implante, determinando a posição ideal, o tamanho e a especificidade do implante para atender às necessidades específicas do paciente”.

Assistentes Virtuais e Chatbots

Os chatbots e assistentes virtuais baseados em IA é outra ferramenta que tem sido muito utilizada para fornecer informações aos pacientes sobre cuidados bucais, agendamentos de consultas e responder a perguntas frequentes antes mesmo do paciente marcar a primeira consulta.

Treinamento de Profissionais de Saúde

Simulações baseadas em IA podem ser usadas para treinar estudantes de odontologia e profissionais de saúde, oferecendo ambientes virtuais realistas para a prática de procedimentos.

Monitoramento Remoto

Dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT) podem coletar dados em tempo real sobre a saúde bucal dos pacientes, permitindo o monitoramento remoto e intervenções precoces. Entretanto, o desafio é tornar a tecnologia mais acessível. “Garantir que as inovações em IA sejam acessíveis também é um desafio importante. Este ponto merece destaque, pois a democratização dessas tecnologias pode aumentar a sua aplicação em diferentes contextos médicos, beneficiando não apenas grandes instituições, mas também clínicas locais e regiões menos privilegiadas”.

Personalização de Tratamento

A IA pode analisar os dados genéticos e de saúde de um paciente para personalizar o plano de tratamento odontológico, considerando fatores individuais. Já os algoritmos podem otimizar o agendamento de consultas, considerando a disponibilidade do paciente e do profissional de saúde, reduzindo o tempo de espera e melhorando a eficiência.

“Esse casamento entre tecnologia e prática clínica fortalece a confiança e a satisfação dos pacientes. À medida que continuamos a explorar as fronteiras da inteligência artificial na odontologia, fica claro que estamos testemunhando uma transformação significativa na maneira como abordamos a saúde bucal.Estamos, sem dúvida, no caminho para uma era na qual a personalização, precisão e eficiência se tornarão a norma, proporcionando benefícios duradouros para profissionais de saúde e pacientes”, explica o presidente do Grupo OdontoCompany.

A integração da inteligência artificial na odontologia não apenas melhora a eficiência dos profissionais de saúde bucal, mas também contribui para um atendimento mais personalizado e preciso, beneficiando os pacientes. Contudo, é essencial garantir que essas tecnologias sejam utilizadas de maneira ética e em conformidade com as normas regulatórias da área de saúde.

Sobre a OdontoCompany

A OdontoCompany é a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 2000 unidades comercializadas espalhadas em todos os estados brasileiros. Há mais de 33 anos no mercado e mais de 13 no franchising, a rede integra a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos. É reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta