Deputado sugere convocação extraordinária do Congresso para debater crise em Manaus

Preocupado com a situação alarmante do Amazonas, como também do Brasil, em virtude do agravamento da infecção de Covid-19, o deputado federal José Ricardo (PT/AM) enviou expediente ao presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, baseado no Art. 57 da Constituição Federal, § 6º, solicitando a convocação extraordinária do Congresso Nacional e interrompendo o recesso parlamentar, para debater ações emergenciais de enfrentamento à doença. Dentre os assuntos a serem debatidos, Zé Ricardo destaca medidas de proteção à saúde, campanha de vacinação e ajuda financeira para os trabalhadores e para as pequenas empresas. A solicitação foi protocolada nesta sexta-feira (15).

No documento, o parlamentar lembra que o Amazonas registrou 3.816 novos casos de Covid-19 no dia 14 de janeiro, sendo 2.516 somente em Manaus. E no estado, já são mais de 219 mil pessoas infectadas e mais de 5,8 mil mortes. Só em Manaus, esse número passa de 3,8. Numa dura e triste estatística, Manaus bateu nos últimos dias quatro vezes o recorde de mortes. Além de 144 enterros no dia 10 de janeiro, 150 no dia 11, 166 no dia 12 e 198 enterros no dia 13 de janeiro.

Outra situação emergencial que ele chama atenção e que precisa de ações efetivas é sobre a falta de oxigênio nos hospitais de Manaus, que vem mostrando para o país o apelo dramático de famílias amazonenses que clamam por socorro para seus familiares. Mas também revela, mais uma vez, o desprezo do Governo Federal pela gravidade da pandemia.

Para o deputado, essa situação é gravíssima e está incontrolável, considerando que faltam ações efetivas e coordenadas do Governo Federal, estadual e municipal no tratamento e combate à Covid-19. Portanto, faz-se necessário que o Congresso Nacional atue nessa pauta. “A população não aguenta mais tantas perdas e sofrimentos. Precisamos agir imediatamente contra essa situação. O Governo Federal até chegou a reconhecer que estamos vivendo é grave, no entanto apenas enviou o ministro da saúde e sua equipe, mas nada trouxeram de novidade, a não ser o protocolo de “tratamento precoce”. O país necessita nesse momento de mais ações efetivas”, afirmou.

Na solicitação, Zé Ricardo deixa claro que, na impossibilidade de convocação do Congresso Nacional, o presidente tenha sensibilidade e convoque, ao menos, a Comissão Representativa do Congresso, que é formada por parlamentares representantes de partidos políticos.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta