Deputada diz que Saúde precisa fazer concurso para acabar com problemas da terceirização

A deputada estadual Mayara Pinheiro (Republicanos) enviou na manhã desta terça-feira (28), o requerimento de nº 2487 à Secretaria de Estado de Saúde (SES), solicitando informações referentes à realização do concurso público pela pasta.

Para ela, o concurso público da SES/AM precisa ser priorizado, já que o último certame aconteceu no ano de 2014 e as dificuldades enfrentadas pela gestão com relação aos contratos terceirizados e temporários aumentam a cada ano.

“Há oito anos a SES não realiza contratações de servidores públicos efetivos para o seu quadro de funcionários, ficando a mercê de contrato com terceiros para prestação complementar de seus respectivos serviços. Inclusive, no período entre 2020 e 2021, contratou mais de dois mil funcionários temporários. Os profissionais da Saúde precisam de segurança e condições dignas de trabalho, quando isso falta, a população é diretamente afetada”, justificou a parlamentar.

De acordo com publicação no Diário Oficial, desde o ano de 2020 a comissão especial para o concurso está formada, porém, neste caso, é compreensível a prolongação da sua realização devido à pandemia enfrentada no ano de 2020/2021.

Mayara reconhece que a temática é uma competência da Secretaria de Estado de Saúde, responsável pelo estudo, planejamento, execução e controle dos assuntos relativos à saúde pública no Estado do Amazonas, porém, como legisladora, acredita que o momento é oportuno e que o concurso deve ser aplicado o mais rápido possível.

“Estamos entrando no momento pós-Covid 19 e vejo como uma excelente oportunidade para a realização do concurso a fim de renovar o quadro de servidores e apoiar os profissionais que enfrentaram a pandemia. Precisamos ampliar a oferta, mas, para isso, é necessário assegurar estabilidade e condições adequadas aos profissionais da Saúde”, concluiu Mayara.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta