Deputada diz que faltam 700 ítens na rede pública de Saúde

Setecentos itens dentre os medicamentos essenciais para a Saúde estão praticamente zerados em toda a Rede Pública do Estado. Foi o que a presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Dra. Mayara(PP), constatou durante visita, nesta segunda-feira(11), a Central de Medicamentos do Amazonas(Cema). Para a parlamentar, é preciso regularizar com urgência o abastecimento, especialmente com remédios básicos como para dor de cabeça e soro.

“Os números são alarmantes; 12% do estoque para três meses, 25% do estoque para um mês, 25% por cento é quase nada. Se a gente for levar em consideração realmente os itens essenciais, é ainda mais impactante. São medicações, insumos que a gente precisa muito no dia a dia, e quando estão em falta refletem diretamente no atendimento ao paciente”, ressaltou a deputada.
O coordenador da Cema, Antônio Peixoto, admitiu que a situação de medicamentos é preocupante e a prioridade do atual governo é reorganizar a Central. Segundo ele, uma dificuldade tem sido as dívidas com os fornecedores. “Nós estamos buscando negociar, os valores passam dos R$ 30 milhões de reais. Sabemos que solucionando este problema, podemos ter o nosso crédito de volta e assim voltar a reforçar o estoque”, concluiu Peixoto.
Para se ter uma ideia da gravidade, só com um dos fornecedores para a área de nutrição, a dívida é de mais de R$ 2 milhões.
“ Eu acho que precisa de uma urgência na revisão desses contratos. Precisamos de um controle de estoque mais efetivo. É um atraso muito grande o Amazonas hoje ainda não dispor de um controle de estoque a começar aqui no coração da Saúde que é a Cema. Por isso, a informatização da Susam é fundamental para resolver essa deficiência”, afirmou Dra. Mayara. A deputada ainda pediu toda a relação dos medicamentos em falta para uma análise mais criteriosa e assim tomar as providências necessárias.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. Beatriz Nogueira

    Deputada por favor faça uma fiscalização no SPA ALVORADA, lá irá constatar a decadência da saúde estadual. Falta de tudo. Os serviços odontológicos não tem material nem fazer um simples curativo.

Deixe uma resposta