O político que mais mandatos executivos exerceu no Amazonas está de volta ao burburinho, aos 79 anos (ele completa 80 no final do ano). Amazonino Armando Mendes passou a ser muito assediado depois que anunciou, no início da semana, sua desfiliação do PDT. O veterano, que já exerceu quatro mandatos de governador, três de prefeito de Manaus e um de senador, esteve ontem, no final da tarde, em evento organizado pelo Podemos na Assembleia Legislativa, ouviu o coro de “O Negão Voltou”, mas não confirmou me uma possível candidatura à Prefeitura da capital em 2020, nem uma decisão sobre o novo partido.
Desde que disse a aliados que sairia do PDT, ainda no início do mês, Amazonino viu a romaria de políticos em sua casa ser retomada. Colaborou para isso também a divulgação de pesquisas que o colocam em primeiro lugar na intenção de votos para prefeito de Manaus. Nos últimos 10 dias, ele recebeu na ampla residência à beira do rio Tarumã pelo menos quatro prefeituráveis e representantes de cinco partidos, todos interessados em sua filiação, segundo o blog apurou.
“São novos tempos que estamos vivendo, de ideias novas e gente nova na política. E eu quero apoiar esse momento. Por isso estou aqui. O Wilker (Barreto, presidente regional do Podemos e deputado estadual) é o futuro e outros também são. São novos que estão fazendo o correto que eu apoio, não os que fazem besteira”, declarou, cutucando o governador Wilson Lima (PSC), que disputou com ele o segundo turno, no ano passado.
A amigos mais próximos, Amazonino tem dito que não gostaria de disputar a Prefeitura, mas aceitaria de bom grande uma nova tentativa de retornar ao Governo do Estado. Mas nem mesmo estes íntimos apostam uma única moeda que ele estará fora da eleição de 2020. “No mínimo vai entrar de cabeça na campanha de algum aliado”, diz um deles. “Mas a cada nova pesquisa na liderança, ele fica mais animado”, completa.
Oficialmente, Podemos, PP e Cidadania confirmam que convidaram o ex-governador para filiação. Extra-oficialmente, há sondagens de pelo menos mais dois partidos.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)