Depois de muitos protestos, consórcio desiste da obra de revitalização da AM-010 e construtora Etam assume a obra

O Consórcio AM, formado pelas empresas Pomar Construções; Compasso Construções; Iza Construções; Ecoagro Comércio e Serviços e Best Construções, desistiu de tocar a obra de revitalização da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), depois de muita polêmica causada pelo ritmo da obra. Com isso, o Governo do Estado decidiu convocar a segunda colocada no processo licitatório concluído em 2021, que é a construtora Etam, pertencente à família Camely. Com isso, os trabalhos serão retomados, segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). A nova meta é que os primeiros 100 quilômetros sejam entregues até o final do ano.

O projeto prevê intervenção em 250 quilômetros da rodovia. Ele compreende o trecho que vai do Km 13 ao Km 263 e inclui terraplanagem, pavimentação, drenagem e sinalização. O investimento total planejado é de R$ 366 milhões, incluindo uma emenda parlamentar de R$ 200 milhões apresentada pelo senador Omar Aziz (PSD).

Segundo a Seinfra, o consórcio AM cumpria, entre outros, o requisito de capacidade técnica e econômica para execução de uma obra dessa complexidade. Os trabalhos na rodovia começaram em julho de 2021, mas tiveram de ser interrompidos em dezembro por conta das chuvas. Teriam sido executadas obras nos trechos que vão do Km 13 ao Km 32; do Km 225 ao Km 228; e do Km 254 ao Km 263,40.

Como o restante da rodovia se deteriorou muito nos últimos anos, os protestos contra a lentidão no avanço da obra se multiplicaram.

“Em maio deste ano, o Governo do Estado determinou a volta dos trabalhos de recuperação da rodovia, já que as chuvas começaram a cessar. O grupo de construtoras, contudo, não conseguiu dar ritmo adequado. Oficiado pela Seinfra, o Consórcio apresentou diversas alegações, entre as quais, a de que o projeto era de grande complexidade e que a rodovia recebia fluxo intenso de veículos pesados, como caminhões e carretas. Por isso, pediram a rescisão amigável”, diz release distribuído pelo Governo.

“A partir disso, análises técnica e jurídica realizadas pela Seinfra e Procuradoria Geral do Estado (PGE) concluíram que, neste momento, a rescisão causaria menos prejuízos sociais à população, diante da possibilidade jurídica de convocar a segunda colocada no certame, a construtora Etam Ltda”, acrescenta.

A mudança na empresa responsável pela execução dos trabalhos de modernização da AM-010 implicou em novo contrato. O orçamento para a obra pela nova construtora é de R$ 343,9 milhões. Os três trechos executados pelo consórcio anteriormente à frente do serviço foram descontados do valor inicial do projeto.

O novo plano de trabalho apresentado pela Seinfra prevê intervenções do Km 117 ao Km 167; do Km 187 ao Km 224; e do Km 243 ao Km 253.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta